Anúncios

Por que demorou a clarear hoje em Porto Alegre? O sol nasceu neste sábado às 7h21 na capital gaúcha, mas eram quase nove da manhã e a iluminação pública seguia acesa em diferentes pontos da cidade, tal a baixa luminosidade. No momento em que o sol nasceu era quase noite fechada na cidade.

Amanhecer de hoje com escuridão, chuva e raios em Porto Alegre | Claudio Devit Medeiros

Escuridão no Porto Seco da Capital às 7h21 de hoje quando do amanhecer | Natan Camargo

Existem duas explicações para o dia ter clareado tão tardiamente neste sábado. O primeiro, a noite é por natureza mais longa nesta época do ano a ponto de o sol nascer quase sete e meia da manhã. Assim, o dia tarda a clarear.


Segundo, e o mais importante no caso do dia de hoje, a cobertura de nebulosidade e o tipo de nuvem que havia sobre a cidade. Porto Alegre amanheceu sob uma nuvem Cumulonimbus, que é carregada e de grande desenvolvimento vertical. Sempre que há uma nuvem deste tipo, seja de manhã ou de tarde, há redução expressiva da luminosidade. Somados os dois fatores, está explicada a escuridão na capital hoje cedo quando já deveria estar claro.

Imagem do satélite GOES-16 das 7h30 de hoje mostrava nuvens muito carregadas do tipo Cumulonimbus sobre Porto Alegre e região | NOAA

A tendência é de um fim de semana cinzento em Porto Alegre com muita instabilidade. Hoje, a causa é uma frente quente. Amanhã, a mesma frente que passará a ser fria. Com isso, chove na capital gaúcha tanto neste sábado como no domingo e por vezes com intensidade moderada a forte, prevendo-se ainda raios e trovoadas como ocorreu mais cedo neste sábado.


O tempo melhora na segunda-feira com uma massa de ar frio de origem polar muito forte que vai começar a derrubar a temperatura já na noite de domingo com resfriamento mais acentuado entre a madrugada e a manhã da segunda-feira. Toda a primeira metade da semana será marcada em Porto Alegre por tempo muito frio com noites geladas e tardes de temperatura bastante baixa. Haverá ainda vento moderado a forte no ingresso do ar gelado, o que vai proporcionar uma sensação térmica baixíssima e desconfortável pelo frio intenso.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios