O sol predomina novamente amanhã no Rio Grande do Sul, mas nesta sexta haverá aumento de nuvens e já não se afasta chuva localizada e até algum temporal isolado da tarde para a noite no Estado por conta do forte calor e a maior umidade, especialmente em pontos do Sul e do Oeste. Será o começo de evento de instabilidade que vai durar até o início da próxima semana e que a MetSul considera perigoso. O Estado será coberto no fim de semana por ar quente, úmido e muito instável. Na segunda, o cenário se deteriora ainda mais com a interação de centro de baixa pressão profundo (valores de pressão em superfície raros de se observar de 990 a 995 hPa no território gaúcho) e ainda com o encontro de ar frio com ar muito quente. Quanto menor a pressão, maior a instabilidade, logo se muito baixa acentua-se o risco de tempestades. O fim de semana e a segunda, assim, têm risco crítico de temporais, apesar de que o sol chega a aparecer com calor em partes do Estado no fim de semana. A segunda-feira é um dia que pode se mostrar crítico para tempo severo aqui no Rio Grande do Sul. Vários temporais podem ser localmente fortes, logo não será surpresa extenso noticiário de transtornos e danos por mau tempo.


Projeção do modelo MBAR indica centro de baixa no Norte da Argentina amanhã e no fim de semana e seu deslocamento para Sudeste rumo ao Rio Grande do Sul e Uruguai na segunda

Preocupa a situação nos países vizinhos também. O Centro e o Norte da Argentina, o Uruguai e o Paraguai, também devem ser afetados por tempo severo neste episódio de tempo severo. O pior no Centro da Argentina e no Uruguai ocorre entre domingo e a segunda-feira. Um dos modelos analisados hoje (abaixo) indica volumes de chuva absurdamente altos (acumulados isolados de 200 a 350 mm) para a primeira metade do domingo nas províncias argentinas de Entre Rios e Santa Fé, além do Oeste do Uruguai. Córdoba novamente deve ser afetada por chuva extrema, como na semana passada. Além da chuva volumosa que pode trazer inundações, é alto ainda o risco de temporais severos de vento e granizo na Argentina, até com tornados. O Uruguai também sofrerá com chuva intensa e tempestades que podem provocar danos, inclusive graves.


[En Español] Inestable con mejoras temporarias en Uruguay este viernes y durante el fin de semana. Chaparrones puntuales de lluvia intensa y tormentas aisladas. Desmejora mucho el domingo y el Lunes con lluvia copiosa y acumulados muy altos en parte del país, más en los departamentos del Oeste, Centro y Norte, y con tormentas de variada intensidad, algunas muy fuertes con granizo y viento (riesgo de turbonadas). Alto riesgo en Rio Negro, Salto, Paysandú, Artigas, Durazno, Tacuarembó, Rivera, Cerro Largo y Treinta y Tres. La parte Sur del Uruguay (Colonia, Montevideo, Canelones y Maldonado) puede presentar tormentas y chaparrones fuertes durante el periodo de alerta, pero el peor debe ubicarse mas al Norte.