Anúncios

Amanhecer desta quarta teve formação de geada novamente em São Joaquim. Foto de Santa Catarina em fotos | METSUL

A quarta-feira amanheceu gelada em alguns municípios do Sul do país e teve formação de geada novamente. Porto outro lado, outro fenômeno típico dessa época do ano teve destaque; os nevoeiros que reduziram a visibilidade em várias cidades no começo da manhã de hoje. Anteriormente a noite e a madrugada tiveram céu claro tanto é que foi possível contemplar a Superlua cheia com belas imagens de vários municípios gaúchos. Como resultado do perfil mais seco do tempo a perda radiativa noturna propiciou a queda acentuada da temperatura especialmente em cidades de maior altitude na Serra. No Rio Grande do Sul a mínima chegou  a -3,1°C em São José dos Ausentes, -1,8°C em Pinheiro Machado, -0,3°C em Soledade e -2,0 em vacaria. Como se antecipava o número de cidades com marcas negativas tinha tendencia de diminuir. No domingo foram 40 municípios com marcas negativas no Rio Grande do Sul.

 


 

RANKING DAS MÍNIMAS NO RIO GRANDE DO SUL:


  1.  -4,2°C em Soledade 11/06/2022
  2.  -4,5°C em Capão Bonito do Sul 12/06/2022 
  3. -4,2°C em São José do Ouro 13/06/2022
  4. -2,5°C em São José dos Ausentes 14/06/2022
  5.  -3,1°C em São José dos Ausentes 15/06/2022

Simultaneamente, em Santa Catarina segundo a rede da EPAGRI/CIRAM a temperatura também baixou de zero mais um vez com registro de -5,0°C em Bom Jardim da Serra a menor marca desse mês de junho e -3,8°C em Urupema.  Em São Joaquim o instituto registrou -1,5°C.  Assim também no Rio de Janeiro o Instituto Nacional de Meteorologia registrou -5,1°C em Itatiaia, no pico das agulhas negras. No Paraná o INMET registrou mínima de 1,0°C General Carneiro.  Já em São Paulo o INMET Em Campos do Jordão fez 1,9°C

Em conclusão após uma noite e começo de madrugada de céu limpo, os nevoeiros se formaram do meio para o fim da madrugada com impacto importante na visibilidade de algumas cidades. Em Porto Alegre informações do aeroporto  Salgado Filho indicaram que a visibilidade horizontal baixou para 300 metros às 8h00 da manhã. Em Canoas a base registrou visibilidade de apenas 200 metros às 6h00. Em Santa Maria a visibilidade ficou reduzida ao redor das 6h00 da manhã segundo a base aérea. Em Santana do Livramento o nevoeiro foi mais denso e reduziu a visibilidade a quase zero na primeiras horas do dia.

Anúncios