Anúncios

Temporal com chuva e queda de granizo, com duração aproximada de 20 minutos, atingiu a cidade de São Paulo ontem. As operações chegaram a ser suspensas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e houve o registro de nove pontos de alagamento na capital paulista. Dois aviões arremetaram em Congonhas. Voo da Qatar Airways, vindo de Doha (no Catar) foi desviado para o Galeão, no Rio de Janeiro. Outro, da Azul, que vinha do Rio de Janeiro, aterrissou em São José dos Campos. Ruas de alguns bairros ficaram tomadas pelo gelo (reprodução abaixo da Folha de São Paulo) que nada tem a ver com neve.



Nesta manhã de segunda-feira, dia seguinte ao temporal de granizo, algumas ruas dos bairros Aclimação e Morumbi, na zona Sul da capital paulista, permanecem ainda cobertas por uma enorme quantidade de gelo. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orientam o trânsito nessas áreas, pois a pista escorregadia aumenta o risco de acidentes. Retroescavadeiras são usadas para retirar o acúmulo gelo das ruas (fotos abaixo do Twitter da jornalista Cátia Toffoletto).



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Temporais de granizo localizados com grande acumulação de gelo ocorrem no verão pelo desenvolvimento de nuvens de desenvolvimento vertical, associadas ao calor e à umidade, que podem atingir alturas enormes (15 quilômetros ou mais). Já no outono e no inverno se dão com nuvens de desenvolvimento vertical até de altura menor, mas com a atmosfera mais resfriada o fenômeno fica favorecido. Há muitos precedentes, sobretudo em maio e começo de junho, de ocorrências de granizo com grande acumulação no Sul do Brasil, especialmente quando atuam as chamadas baixas frias ou centros de baixa pressão segregados com ar frio. Ontem, a sondagem por balão meteorológico realizada no Campo de Marte, na cidade de São Paulo, indicou a temperatura ao redor de 0ºC em torno de 3000 mil metros de altitude. A sondagem ainda apontou uma atmosfera bastante instável e propícia a granizo com índices de instabilidade altos, como SWEAT em 273, SI em -3,1 e TT de 54. Entre sexta-feira e o sábado choverá em São Paulo e não se afasta queda de granizo em pontos isolados mais uma vez.

Anúncios