Anúncios

Grécia enfrenta uma série de incêndios florestais e queimadas há vários dias. Na foto, a fumaça de um incêndio florestal aumenta ao se aproximar do resort costeiro de Vatera, na ilha oriental de Lesbos. Os moradores foram evacuados porque o incêndio ameaçava propriedades. | MANOLIS LAGOUTARIS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Centenas de bombeiros gregos combatiam incêndios nesta terça-feira pelo sexto dia consecutivo para salvar um dos parques nacionais mais importantes do país que abriga três das quatro espécies de abutres da Europa. “A operação para controlar o incêndio no parque nacional de Dadia está sendo ampliada”, disse Dimitris Petrovits, vice-governador da vasta região de Evros, no Nordeste da Grécia.

Estima-se que mais de 2.500 hectares de floresta de pinheiros já tenham sido perdidos devido aos incêndios que começaram na última quinta-feira. O parque abriga três das quatro espécies de abutres da Europa – o abutre-preto, o grifo e o abutre-do-Egito – e 36 das 38 espécies de aves de rapina do continente. Seus habitats variados também abrigam 104 espécies de borboletas, 13 anfíbios, 29 répteis e cerca de 65 mamíferos, 24 dos quais são morcegos. Mais de 300 bombeiros, quatro aviões e seis helicópteros estão ativos na área, disse um porta-voz do corpo de bombeiros.

Na Alemanha, as autoridades locais planejaram mais evacuações nesta terça-feira devido aos incêndios florestais no Leste do país após uma onda de calor. O governo da região Leste da Saxônia ativou um “alerta de catástrofe” na área de Bad Schandau, quando os incêndios florestais se espalharam no parque nacional da Suíça Saxônica.

Os cientistas dizem que as mudanças climáticas estão tornando as ondas de calor em todo o mundo mais frequentes e intensas, aumentando o risco de incêndios. O alarme deve-se à “contínua e terrível situação de incêndios florestais” no parque, que fica perto da fronteira com a República Tcheca, disseram as autoridades. Cerca de 350 pessoas participam no combate ao fogo, que se espalhou para 850 hectares, segundo a mesma fonte.


Anúncios