Anúncios

O Lago Titicaca, uma das maiores reservas de água doce da América do Sul, começa a gradualmente se recuperar depois de ter atingido nível baixo recorde durante o mês de novembro. Após vários meses de seca, as chuvas chegaram nos últimos dias em grande parte da Bolívia e o Lago Titicaca apresentou pequena alta.

Imagens de satélite de 2019 e 2023 mostram a redução do nível do Lago Titicaca entre Peru e Bolívia | SISTEMA COPERNICUS

“Em uma semana de chuva o nível da água subiu um centímetro e continuará subindo até atingir o pico em março ou abril do próximo ano. Em novembro caiu para o nível histórico mais baixo registado em 1973”, disse Jhon Chura, chefe de estudos hidrológicos do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (SENAMHI).


As chuvas recentes também aumentaram a vazão dos rios que no passado alimentavam o Lago Poopó, que em 2015 evaporou quase completamente devido ao desvio de água, à poluição do seu meio ambiente e às mudanças climáticas. Embora tenha desaparecido na época das chuvas, formam-se pequenas lagoas que vêm dos afluentes, segundo os moradores. Ambos os lagos estão no meio da cordilheira dos Andes, ligados por rios.

O Lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, e compartilhado pelos dois países, é o lago navegável mais alto do mundo, a uma altitude de cerca de 3.800 metros acima do nível do mar. Suas águas cristalinas estendem-se por uma vasta área, proporcionando uma paisagem espetacular que é adornada pelas majestosas cordilheiras dos Andes ao seu redor.


A região abriga várias ilhas, sendo as mais conhecidas as ilhas flutuantes dos Uros e a ilha de Taquile. Os Uros construíram suas ilhas utilizando totora, uma planta aquática nativa da região, criando uma forma única de vida flutuante. Taquile, por outro lado, é reconhecida por suas tradições culturais preservadas, incluindo tecelagem artesanal e rituais que remontam a civilizações antigas.

Além de valor cultural, o Lago Titicaca também desempenha um papel vital na ecologia da região, sustentando diversas espécies de vida selvagem. A flora e fauna ao redor do lago são adaptadas às condições únicas de sua altitude, proporcionando um ecossistema peculiar e diversificado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios