Anúncios

Calor extraordinário atinge o Paraguai | EL NACIONAL/REPRODUÇÃO

A temperatura na tarde da sexta-feira atingiu quase 45ºC no Paraguai, de acordo com dados do serviço meteorológico oficial do país. A previsão da MetSul Meteorologia indica que o calor aumenta ainda mais neste fim de semana e no começo da semana, devendo atingir valores extraordinários e jamais registrados antes na história do Paraguai.

Estações automáticas da Direção de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai registraram na sexta-feira máximas à tarde de 44,5ºC no Destacamento Militar Esteban Martinez de Presidente Hayes, 43,1ºC no Aeroporto Prof. Dr. Luis Maria Argaña de Boquerón, 43,1ºC na Municipalidade de Filadelfia em Boquerón, e 43,0ºC no Campo Comunal de Campo Largo de Presidente Hayes. No Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, de Assunção, a máxima foi de 39,8ºC.

A maior temperatura já observada até hoje no Paraguai, de acordo com a Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH), se deu na estação meteorológica situada em Pratts Gill, Boquerón, em 14 de novembro de 2009, com os termômetros indicando impressionantes 45,0ºC.

Em outra estação muito quente do país, Marechal Estigarribia, o recorde é de 44,6ºC, em 16 de outubro de 2014. Já na capital Assunção, com base na estação situada no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, a máxima histórica é de 42,8ºC em 1º de outubro de 2020, na grande onda de calor do começo daquele ano que trouxe recordes também no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

O calor será opressivo neste fim de semana e na segunda-feira, alerta a MetSul. Devem ser esperadas marcas acima de 40ºC generalizadas de Sul a Norte do país com muitos registros entre 43ºC e 45ºC. As projeções do modelo WRF de que as máximas podem atingir entre 45ºC e 47ºC em pontos do Paraguai são corretas, na avaliação da MetSul com base no que já se registrou na sexta-feira, antes do pico da onda de calor.

As autoridades paraguaias garantem que não haverá problemas no abastecimento de energia elétrica com a excessiva demanda pelo calor, mas problema numa linha de transmissão causou falta de luz pontual ao serem acionados mecanismos de segurança do sistema elétrico.

A Associação Paraguaia de Futebol ordenou uma grande mudança no calendário dos jogos da 12ª rodada do torneio Clausura 2023 que será disputado neste fim de semana devido às altas temperaturas. “Devido à previsão de onda de calor para este fim de semana”, cita o comunicado. Seis jogos terão início uma hora mais tarde do que o inicialmente previsto.