Anúncios

O calor ganhou força nesta sexta-feira com máximas acima de 40ºC em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Tocantins. A temperatura deverá subir ainda mais no fim de semana com marcas extremas e que podem ser recordes em algumas cidades brasileiras.

As máximas provisórias (sem dados de estações convencionais) desta sexta-feira no Brasil indicavam no Mato Grosso 41,8ºC em Cuiabá, 40,7ºC em Rondonópolis, 40,4ºC em Porto Estrela, 40,2ºC em Rosário Oeste e 40,0ºC em Gaúcha do Norte.

No Mato Grosso do Sul, as máximas foram de 41,5ºC em Porto Murtinho, 41,2ºC em Água Clara, 40,4ºC em Três Lagoas e Paranaíba, e 40,0ºC em Bataguassu. Em Goiás, marcas pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia de 41,0ºC em Goiás e 40,0ºC em São Miguel do Araguaia. No Tocantins, 40,3ºC em Pedro Afonso e 40,0ºC em Pium.

Em São Paulo, a máxima desta sexta-feira, última dia do inverno, foi de 40,2ºC em Valparaíso pela rede do Instituto Nacional de Meteorologia. Na capital, a máxima na estação automática do Mirante de Santana foi de 34,5ºC. Trata-se da mais alta máxima oficial da capital paulista de 2023 até agora e justamente no último dia do inverno. Antes, a maior máxima era de 33,9°C, no último domingo.

O calor atingiu marcas altíssimas ainda em outros estados com 39,1ºC em Paranapoema (Paraná) com 39,6ºC em Barra do Corda (Maranhão), 39,4ºC em Floriano (Piauí), 39,1ºC, e 38,4ºC em Ituiutaba (Minas Gerais).

Na cidade do Rio de Janeiro, animais recebem cuidados especiais devido ao calor. No Rio BioPark, macacos receberam picolés gelados de frutas, as onças se refrescavam em blocos de gelo e os elefantes eram a todo momento refrescados com esguichos de água com mangueira.

Um macaco-aranha (Ateles) lambe um picolé de frutas no Zoológico Rio BioPark, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. Os tratadores do zoológico oferecem picolés feitos de carne ou frutas aos animais por causa das altas temperaturas causadas pela onda de calor que atinge o Brasil | MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um elefante chamado Koala toma banho com um tratador em meio à onda de calor no Zoológico Rio BioPark, no Rio de Janeiro, nesta sexta. | MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O calor aumenta e será extremo no Brasil neste fim de semana. A previsão da MetSul Meteorologia indica máximas ao redor de 40ºC no extremo Noroeste gaúcho e no Oeste catarinense, 40ºC a 42ºC no Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e no Pará, 42ºC a 44ºC no Mato Grosso e Mato Grosso Sul, e 41ºC a 43ºC no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás e Tocantins. A cidade de São Paulo pode ter recorde absoluto de calor no domingo desde o começo das medições.

O pior do calor no Sudeste ocorrerá na terça, quando as cidades de São Paulo e Belo Horizonte podem ter recordes de calor em toda a sua série histórica de dados com máximas perto dos 40ºC, o que não tem precedentes na climatologia local e é totalmente fora da curva histórica.