Ondas de tsunami foram observadas em Vanuatu e na Nova Caledônia, no Pacífico Sul, as ilhas mais próximas do terremoto de magnitude 7,7 que ocorreu no final da manhã desta quarta-feira no horário brasileiro.
O Pacific Tsunami Warning Center relatou ondas de tsunami de altura de até 0,64 metro em Vanuatu e 0,38 metro na Nova Caledônia.
Nova Zelândia, Fiji e Vanuatu enfrentam as ameaças mais importantes, que segundo o PTWC (Pacific Tsunami Warning Center) podem ter ondas de até um metro nas próximas duas horas. A Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta para regiões costeiras.
We have issued a NATIONAL ADVISORY: TSUNAMI ACTIVITY following the magnitude 7.7 earthquake near SOUTHEAST OF LOYALTY ISLANDS. We expect New Zealand coastal areas to experience strong and unusual currents and unpredictable surges at the shore
— National Emergency Management Agency (@NZcivildefence) February 10, 2021
Os níveis do mar na costa podem variar significativamente com um tsunami, dependendo da geografia local, o que explica o alerta e o excesso de cautela das autoridades. A Australia confirmou a formação de um tsunami e emitiu alerta para a sua área marítima.
TSUNAMI CONFIRMED. Observation – Norfolk Is at 2:15am AEDT. MARINE THREAT warning for LORD HOWE ISLAND. Issued by JATWC 3:01 AM AEDT Thu 11 Feb 2021. Tsunami affecting marine area commencing after 2:45 am AEDT Thu, persisting for several hours Warnings at: https://t.co/cuhd1HTN87 pic.twitter.com/KtL1fMMoyh
— Bureau of Meteorology, Australia (@BOM_au) February 10, 2021
O terremoto atingiu o Pacífico Sul a cerca de 400 km a leste da Nova Caledônia, de acordo com o USGS, o serviço geológico norte-americano.
Embora tenha ocorrido longe o suficiente de terra para não causar danos, o grande terremoto pode ter produzido um tsunami que oferece riscos para as ilhas do Pacífico Sul.