Anúncios

Ondas de tsunami foram observadas em Vanuatu e na Nova Caledônia, no Pacífico Sul, as ilhas mais próximas do terremoto de magnitude 7,7 que ocorreu no final da manhã desta quarta-feira no horário brasileiro. 

O Pacific Tsunami Warning Center relatou ondas de tsunami de altura de até 0,64 metro em Vanuatu e 0,38 metro na Nova Caledônia.


Nova Zelândia, Fiji e Vanuatu enfrentam as ameaças mais importantes, que segundo o PTWC (Pacific Tsunami Warning Center) podem ter ondas de até um metro nas próximas duas horas. A Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta para regiões costeiras.

Os níveis do mar na costa podem variar significativamente com um tsunami, dependendo da geografia local, o que explica o alerta e o excesso de cautela das autoridades. A Australia confirmou a formação de um tsunami e emitiu alerta para a sua área marítima.


O terremoto atingiu o Pacífico Sul a cerca de 400 km a leste da Nova Caledônia, de acordo com o USGS, o serviço geológico norte-americano. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Embora tenha ocorrido longe o suficiente de terra  para não causar danos, o grande terremoto pode ter produzido um tsunami que oferece riscos para as ilhas do Pacífico Sul.

Anúncios