Anúncios

Instabilidade isolada na região de Porto Alegre na tarde da terça-feira | Fernando Oliveira

O tempo quente e abafado deve predominar em Porto Alegre e região metropolitana nesta segunda metade da semana. Sob a influência de ar quente e úmido de origem tropical que cobre o Rio Grande do Sul, a sensação de abafamento deve ser uma marca de hoje e dos próximos dias na Capital, especialmente durante a tarde.

O sol aparece com nuvens todos os dias entre hoje e sábado, mas com períodos de maior nebulosidade, especialmente durante a tarde, uma vez que o ar quente e úmido estimula a formação de nuvens. Assim, tempo mais aberto é esperado durante as manhãs hoje e nos próximos dias.


Para quem espera ou deseja chuva, será preciso torcer no momento inicial para ganhar na “loteria da chuva”. Isso porque, caso venha a ocorrer instabilidade entre hoje e amanhã, a chuva deve ser localizada na região de Porto Alegre e não tende a afetar todos os pontos. Como ocorreu na tarde da terça-feira, quando alguns poucos bairros do Sul da Capital tiveram chuva e a maior parte da cidade não viu uma gota sequer.

A possibilidade de chuva de verão cresce em Porto Alegre na sexta-feira, quando poderá atingir mais pontos. Será no sábado, contudo, que a probabilidade de chuva será ainda maior na cidade e na área metropolitana. No domingo, apesar de não se descartar chuva isolada, a chance de instabilidade diminui. Na segunda, a probabilidade de chover volta a aumentar com a atuação de uma frente fria.

A instabilidade que vier a ocorrer nesta segunda metade da semana em Porto Alegre vai se dar predominantemente da tarde para a noite. O aquecimento diurno forma nuvens de maior desenvolvimento vertical na área da Capital e em regiões próximas que avançam para Porto Alegre.

Os modelos, em geral, indicam baixos volumes de chuva para os próximos dias na Capital, mas, como se sabe, pancadas de chuva de verão associadas ao calor podem trazer altos volumes isolados, especialmente na presença de temporais, e os modelos numéricos não conseguem antecipar tais ocorrências isoladas em termos de volumes.


As mínimas nos próximos dias em Porto Alegre tendem a ficar todos os dias entre 20ºC e 22ºC, logo devem ser esperadas madrugadas quentes na cidade. Já as máximas à tarde, apesar do calor, não devem ser muito altas. A tendência é de marcas entre 30ºC e 32ºC na maioria dos dias até o começo da semana que vem.

Anúncios