O verão acabou, o outono chegou e começam a ficar mais frequentes os relatos de neve nas partes mais frias da América do Sul. É o caso da província argentina de Mendoza.
Com efeito, as autoridades tiveram que fechar o acesso à Área Natural Protegida Laguna del Diamante até novo aviso.
Laguna del Diamante é um lago localizado na província de Mendoza, Argentina, no departamento de San Carlos. Está a cerca de 198 km de Mendoza.
A decisão ocorre para evitar transtornos pelo grande acúmulo de neve na estrada de entrada e nas margens da lagoa. Isso em decorrência da tempestade que se registrou nos últimos dias.
Durante los últimos días se ha ocasionado una fuerte acumulación de nieve tanto en el camino como en la misma Laguna del Diamante, ubicada en el Departamento de San Carlos, es por eso que desde la Secretaría de Ambiente, se comunica el cierre temporal del Área Natural Protegida. pic.twitter.com/piNVJOCgXF
— Ambiente Mendoza (@ambientemendoza) March 20, 2021
Os guarda-parques do Vale do Uco foram levados para o refúgio Alvarado até que melhorem as condições de tráfego e deslocamentos na região.
O Vale de Uco é uma região vitícola a Sudoeste de Mendoza, na Argentina. Situado ao longo do rio Tunuyán, o vale é amplamente considerado uma das principais regiões vinícolas de Mendoza e da Argentina. A temperatura média anual, por exemplo, é de 14°C e as altitudes variam de 900 a 1.200 metros acima do nível do mar.
Por fim, é importante enfatizar que, a despeito da neve em Mendoza, não se espera incursão de ar frio de forte intensidade no Sul do Brasil nos próximos dias. Uma massa de ar frio ingressa no fim do mês, mas não será forte.