Anúncios

Baccio di Latte/Divulgação

A rede social Twitter é famosa por polêmicas e que os usuários da plataforma não raro se referem como “tretas”, muitas vezes sem qualquer sentido em controvérsias que só existem no mundo digital e não chegam ao mundo real das pessoas. A última polêmica da hora da cultura de “cancelamento” é sobre sorvete.

Não, ninguém está discutindo que sorvete é bom ou gostoso, afinal parece uma quase unanimidade que é bom, mas sim a publicação de uma usuária da rede social. Ela publicou na sua conta a imagem de cinco potes de sorvete que ganhou de presente do pai. De uma empresa brasileira cujos produtos são inspirados nas gelaterias italianas e muito apreciados. E cujos preços não são nada doces, pelo contrário “salgados”.

Foi o que bastou para ter início uma enorme discussão na rede social sobre gastar tanto com sorvete e outros debates paralelos. A publicação viralizou, virou memes de internet, e se tornou o principal assunto da rede social com milhares de compartilhamentos.

Mas polêmicas à parte, que não nos interessam, o fato é que é bom se deliciar com sorvete e ainda mais ganhar de presente, seja ela caro ou barato, porque sorvete é sempre gostoso. Em dias de calor, então, para se refrescar nem se fala. Então, onde no Brasil o tempo vai estar ótimo para se refrescar com sorvete?


O mapa abaixo mostra a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média do período) nos próximos 15 dias na América do Sul. Observe que a região em que a temperatura deve mais ficar acima da média com calor nas próximas duas semanas será o Brasil Central.

Assim, estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins e outros mais ao Centro do território brasileiro devem ter os dias mais quente. Cuiabá deve ter máximas de 32ºC a 35ºC todos ou quase todos os dias até a metade do mês. Campo Grande e Brasília também experimentarão calor.

Apesar de não intenso, o calor se fará presente também em Belo Horizonte, e com abafamento.  Na cidade de São Paulo, até o dia 15, as tardes serão agradáveis ou quentes sem previsão de ingresso de uma massa de ar frio. As tardes tendem a ser mais quentes no interior paulista, especialmente no Oeste e no Norte do estado.

No Norte e no Nordeste do Brasil pela característica climática de calor ser a regra os dias vão estar, por óbvio, quentes com alívio pelas pancadas de chuva, frequentes na costa nordestina e na região amazônica. No Sul, ao contrário, especialmente no Rio Grande do Sul, a temperatura vai estar abaixo ou próxima da média na maioria das áreas e para a Semana Santa se espera o ingresso de um novo pulso de ar frio, o que não é problema porque até no frio sorvete é gostoso.

E, se você leitor quiser mandar sorvete como o pai da menina do Twitter, não ficaríamos tristes (risos).

Anúncios