Anúncios

O risco de chuva forte a intensa que pode produzir alagamentos e inundações persiste em parte do Rio Grande do Sul na noite de hoje e ao longo da quinta-feira, adverte a MetSul Meteorologia.

PEDRO TESCH/BRAZIL PHOTO PRESS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Os volumes de chuva da segunda até o final da tarde desta quarta-feira na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 106 mm no Chuí, 103 mm em Quaraí, 82 em Alegrete, 81 mm em Palmeira das Missões, 80 mm em Tramandaí e Rio Grande, 77 mm em Santo Augusto, e 76 mm em Livramento.

A rede do órgão federal ainda indicou 56 mm em Rio Pardo, 55 mm em Serafina Corrêa, 52 mm em Canela e São Vicente do Sul, 50 mm em Tupanciretã, 48 mm em Dom Pedrito e Passo Fundo, 46 mm em Soledade, 46 mm em Cruz Alta, 45 mm em Bagé, Canguçu e Caçapava do Sul, e 42 mm em Teutônia.

Uma área de baixa pressão que avançou na segunda-feira do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul encontra-se semi-estacionária em baixos e médios níveis da atmosfera entre o Uruguai e o território gaúcho, gerando chuva forte na costa gaúcha e no Sul do estado e que vem acompanhada de vento forte a muito forte no Sul gaúcho.

O tempo segue instável nesta quinta-feira no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas na maioria das regiões gaúchas o tempo firme predomina sem previsão de precipitação em dia de sol e nuvens.

No Sul e no Leste do estado, onde a instabilidade persiste, apesar da previsão de chuva mais uma vez, em diferentes pontos devem ocorrer intervalos de melhoria em que há aberturas de sol temporárias.

Estas aberturas se intercalam com nuvens Cumulus de desenvolvimento vertical que causam as pancadas de chuva e que isoladamente podem ser até torrenciais com risco de altos volumes em curtos períodos e alagamentos.

Conforme análise da MetSul Meteorologia, o risco de chuva localmente forte a intensa com possibilidade de elevados volumes aumenta nas próximas horas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde em algumas praias os acumulados podem ser muito elevados com pontos de alagamentos.

O Litoral Sul gaúcho e a região de Pelotas e Rio Grande seguem com o tempo instável nesta quinta com períodos de chuva no decorrer do dia e que em alguns pontos poderá ser de forte intensidade.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a quinta-feira terá sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade. Há possibilidade de chuva localizada e passageira. Algumas nuvens Cumulus podem causar chuva forte isolada de curta duração.

Outra área em que o risco de chuva forte a localmente torrencial aumenta nesta quinta é o Leste de Santa Catarina, podendo chover muito forte em alguns pontos, inclusive na Grande Florianópolis, também com possibilidade de alagamentos, inundações isoladas e deslizamentos de terra.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.