Anúncios

Uma das maiores ondas de tornados de 2025 atingiu os Estados Unidos, com 109 tornados confirmados. Destes, 43 foram classificados como fortes, causando destruição em diversas cidades e comunidades vulneráveis.

Onda histórica de tornados devasta o sul e meio-oeste dos EUA Crédito: BRAD VEST/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL

Além dos tornados, quase 1.000 registros de granizo de grande porte e ventos intensos foram relatados. Durante o evento, mais de 900 alertas de tempestades severas foram emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Três tornados EF4 foram registrados, classificados como violentos. Dois deles atingiram o norte do Arkansas na noite de 14 de março, destruindo casas e ferindo moradores nos condados de Stone, Izard e Sharp.

O terceiro tornado EF4 percorreu 104 km entre a Louisiana e o Mississippi, causando cinco mortes. Um morador sobreviveu ao buscar abrigo em um prédio de tijolos após receber um alerta de tempestade.

Vários tornados percorreram longas distâncias, ampliando os danos. No Arkansas, um tornado EF3 seguiu por 132 km, enquanto outro, entre Arkansas e Missouri, avançou por 93 km, intensificando a destruição.

Os estados do Missouri, Mississippi, Arkansas e Alabama somaram juntos 1.679 km de trilhas de tornados, uma distância maior do que dirigir de Chicago a Denver, demonstrando a magnitude desse evento climático.

Em St. Louis, um tornado EF2 quase atingiu o Aeroporto Internacional Lambert antes de cruzar o Rio Mississippi. Em Illinois, ventos fortes e granizo destruíram casas antes da formação de um tornado EF1.

No Alabama, um tornado EF2 tombou um ônibus escolar sobre o ginásio de uma escola em Talladega, causando uma morte. Em Plantersville, um tornado EF3 destruiu casas e comércios, matando duas pessoas.

A onda de tornados se encerrou na madrugada de 17 de março, quando um tornado EF1 atingiu a Carolina do Norte. Ele destruiu três casas móveis e deixou oito feridos, mas, surpreendentemente, nenhuma morte foi registrada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.