Anúncios

NOAA

Uma onda de tempestades severas fora de época atingirá os Estados Unidos entre a tarde e a noite de hoje e a quarta-feira. Tornados fortes e de longa duração, ventos destrutivos, granizo e inundações repentinas podem atingir estados do Sul e do Sudeste norte-americano a partir da tarde de hoje.

A área sob risco de tempo severo vai da costa do Golfo do México até o vale de Ohio, contudo a zona de maior risco é prognosticada para o baixo vale do Mississippi. A zona de risco inclui cidades do Norte e Centro da Louisiana, grande parte do estado do Mississippi, Sudeste do Arkansas, Sudoeste do Tennessee e Oeste do Alabama. Alexandria e Monroe, na Louisiana, Jackson, no Mississippi, e Memphis, Tennessee, são algumas das cidades na zona de risco.


As tempestades severas devem se estender ainda ao Alabama, o Noroeste da Geórgia, Centro e Leste do Tennesse, centro de Kentucky e ao alto vale de Ohio entre a noite de hoje e a manhã da quarta-feira. Nestas áreas, o risco maior é de vendavais e não tornados.

Um sistema de baixa pressão traz muita neve nas Montanhas Rochosas, mais a Oeste. À frente do sistema, o ar quente e úmido do Golfo do México avançará para Sul dos Estados Unidos. O ar tropical quente e úmido fornecerá a energia necessária para produzir tempo severo, como tornados.


O Centro de Previsão de Tempestades (SPC) da NOAA emitiu um aviso de nível “moderado” na área de risco de tempo severo desta terça-feira. Esse é apenas o 14º dia em 2022 em que uma área de risco de nível moderado apareceu em uma previsão do SPC. O último ocorreu quando dos tornados no Sul dos Estados Unidos há três semanas.

SPC/NOAA

Ondas de tornados são menos comuns nesta época do ano porque o clima se torna mais frio na maior parte do território norte-americano, mas quando ar quente avança dos trópicos para o país e há o avanço de uma frente fria ocorrem episódios de tempestades severas no final da primavera e durante o inverno.

Anúncios