Anúncios

Chuva ques se aproxima de 400 mm alaga vários pontos de Joinville | PREFEITURA DE JOINVILLE

O episódio de chuva excepcional que atinge o Nordeste de Santa Catarina fez com que a maior cidade do estado entrasse em situação de emergência. A decisão de recorrer ao decreto foi tomada na noite da segunda-feira após um sobrevoo sobre as áreas mais castigadas pela chuva no município de 600 mil habitantes.

A Prefeitura de Joinville informa que há alagamentos e inundações em diversos pontos da cidade. Entre os locais mais atingidos estão as áreas do Morro do Meio, Vila Nova, Jardim Paraíso e Jardim Sofia com ruas tomadas pelas águas. Na zona rural de Joinville, o acúmulo de água impede a passagem dos moradores sobre pontes e galerias, dificultando que cheguem às suas casas.


O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin realizaram uma live na noite de ontem com informações sobre a situação de emergência em Joinville e as ações realizadas no município. O plano de contingência foi acionado na cidade na última sexta-feira diante dos alertas da Meteorologia de chuva extrema.

Joinville acionou o nível máximo de alerta de seu plano de contingência, o vermelho. Com os elevados volumes de chuva na região e no Leste do Paraná, a expectativa é que a grande quantidade de água escoe e aumente ainda mais os níveis dos rios.


Com o decreto de situação de emergência, Joinville terá acesso a itens e auxílio da Defesa Civil de Santa Catarina como colchões, alimentos e outros utensílios importantes. Não há risco de rompimento da barragem em Joinville, informaram as autoridades. As escolas seguem com as aulas mantidas na cidade. Unidades escolares da região seguem abertas, atendendo os alunos que não necessitam do transporte escolar.

A Defesa Civil de Joinville registrou dezenas de ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos até segunda-feira. A mais grave foi na rua Teresópolis, no bairro Itaum, onde ocorreu a queda de muro. A Defesa Civil realizou a interdição preventiva do local. Entre sábado e domingo foram mais de 50 ocorrências.

O Alerta Vermelho do Plano de Contingência está mantido. A Defesa Civil e as demais forças de segurança e salvamento permanecem em plantão de prontidão para os atendimentos. No final de semana, a Prefeitura de Joinville abriu abrigos emergenciais em duas escolas municipais que recebem desalojados.

Anúncios