Anúncios

Temporais continuam nesta quinta-feira no Sul do Brasil e alcançam cidades mais ao Norte que nos últimos dois dias de tempestades | GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO

A onda de temporais ingressa no Sul do Brasil no seu terceiro dia nesta quinta-feira. Desde a terça-feira há registro de tempestades no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina com ocorrência de granizo em dezenas de municípios, a maioria no estado gaúcho. O granizo em alguns pontos teve médio a grande tamanho com danos nos dois estados.

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a tendência é que a instabilidade mais forte migre a partir de hoje mais para o Norte, o que faz com que não haja mais risco de temporal no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, onde o tempo melhora e o sol aparece no decorrer desta quinta.


O alerta de risco de temporais isolados raios, vento forte e, especialmente, queda de granizo é válido nesta quinta-feira para cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná à medida que uma frente fria avança gradualmente para o Norte e ar mais seco e frio ingressa pelo Sul gaúcho.

No Rio Grande do Sul, o risco de tempo severo isolado é maior nesta quinta em municípios mais ao Norte do estado. Estão na zona de risco localidades mais ao Norte da Serra e dos Aparados, do Noroeste, Médio e Alto Uruguai e do Planalto, ou seja, mais próximas de Santa Catarina.


Em Santa Catarina, ao contrário, há risco de temporais isolados no decorrer do dia em todas as regiões do estado, alcançando localidades que até agora escaparam das condições de tempo severo como o Oeste e o Meio-Oeste catarinense. No Paraná, o risco é maior no Sul e no Leste do estado, incluindo a área de Curitiba, na segunda metade do dia.

Os mapas a seguir mostram a projeção de evolução da precipitação, e por consequência, do risco de temporais isolados de vento e granizo associados, para o dia de hoje no Sul do Brasil a partir de dados do modelo meteorológico europeu.

Projeção do modelo europeu para a manhã desta quinta | METSUL

Projeção do modelo europeu para a tarde desta quinta | METSUL

Projeção do modelo europeu para a noite desta quinta | METSUL

Os temporais podem ser fortes a severos em pontos muito isolados ao longo do dia de hoje, não se descartando que possam ocorrer vendavais bastante localizados e granizo de variado tamanho.

Isso porque a frente fria que avança para o Norte encontrará ar muito quente em sua dianteira. A previsão para esta quinta é de máximas muito elevadas principalmente no Paraná com ar mais ameno no Rio Grande do Sul e queda de temperatura em Santa Catarina. Cidades do Norte e do Noroeste do Paraná podem anotar hoje 35ºC a 38ºC.

Ontem, de acordo com dados do Instituto Simepar, Guaratuba teve a maior temperatura para um mês de agosto desde 1997 com 37,0°C. Cambará, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Apucarana, Londrina, Maringá e Paranavaí tiveram o dia mais quente do ano.

Anúncios