Foi muito granizo. Números mostram que mais de sessenta municípios do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo ontem e na terça-feira, mostra levantamento exclusivo realizado pela MetSul Meteorologia. O granizo se concentrou em cidades da Campanha, do Sul gaúcho, Costa Doce, vales, Litoral, Grande Porto Alegre e Serra com danos em algumas localidades.
Seguidores da MetSul Meteorologia relataram ontem e hoje queda de granizo no Rio Grande do Sul em pontos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Arroio do Padre, Charqueadas, Carazinho, Guaíba, Eldorado do Sul, Camaquã, Tavares, Cidreira, Encruzilhada do Sul, Arroio dos Ratos, Quintão, Tapes, Dom Feliciano, Dois Irmãos, Gramado, Terra de Areia, Minas do Leão, Sertão Santana, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Sapucaia do Sul, Esteio e Antônio Prado.
Caiu granizo ainda em Vacaria, Sentinela do Sul, Rio Grande, Arambaré, Bagé, Turuçu, Morro Redondo, Mostardas, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Torres, Pedro Osório, Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista, Muçum, Chuvisca, Roca Sales, Encantado, Capão da Canoa, Riozinho, Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Porto Alegre, Viamão, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão, Alvorada, Três Coroas, Igrejinha, Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí, Xangri-lá, Lindolfo Collor, Canela, Nova Petrópolis, e Flores da Cunha.
A MetSul Meteorologia esclarece que é bastante provável que outros municípios do Rio Grande do Sul também tenham registrado precipitação de granizo nos dois dias, embora não constem em nosso levantamento.
Na maioria das cidades, o granizo ocorreu durante a quarta-feira. Alguns municípios tiveram granizo nos dois dias. Houve localidades que chegaram a ter quatro a cinco pancadas de granizo durante a quarta-feira. Em Porto Alegre, foram dois momentos com granizo ontem. O primeiro no início da tarde e o segundo por volta das 16h.
O que explica tanto granizo e em tantas cidades? Foram situações meteorológicas diferentes que vieram a causar as tempestade de gelo. Na terça, o ingresso de ar muito quente organizou áreas de instabilidade no Sul e no Leste do estado com a atmosfera superaquecida e pressão atmosférica que desceu a apenas 994 hPa.
Ontem, entrou em cena uma frente fria. As fortes áreas de instabilidade se formaram durante o dia exatamente sobre a borda Norte do sistema frontal, na área de transição para o ar mais quente, e onde havia maior divergência na atmosfera, que foi o caso do Leste do Rio Grande do Sul. Por isso, caiu tanto granizo na área da Lagoa dos Patos e entorno assim como na costa.
Rio Grande do Sul ainda pode ter granizo hoje? A resposta é sim, mas em áreas diferentes dos últimos dois dias. O risco de tempo severo isolado é maior nesta quinta em municípios mais ao Norte do estado. Estão na zona de risco localidades mais ao Norte da Serra e dos Aparados, do Noroeste, Médio e Alto Uruguai e do Planalto, ou seja, mais próximas de Santa Catarina.