Anúncios

Massa de ar frio de grande extensão e forte no Sul vai avançar pelo Brasil até o fim de semana, derrubando a temperatura em vários estados que neste momento amargam calor excepcional para o mês de agosto com máximas recordes e que passam de 40ºC em vários pontos. O resfriamento se fará sentir no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste, mas a queda da temperatura ocorrerá até no Sul da região amazônica, no Norte.

O ar mais frio a caminho do Brasil trouxe nesta quinta-feira mínimas negativas generalizadas no Sul da Argentina. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), a menor marca se deu em Maquinchao com 6ºC abaixo de zero. A temperatura caiu abaixo de zero em vários pontos do interior da província de Buenos Aires.

O ar frio já ingressa no Rio Grande do Sul e foi responsável por mínima na madrugada desta quinta de 4,9ºC em Herval e 5,0ºC em Pedras Altas. Grande parte do Oeste e do Sul gaúcho já amanheceu com marcas abaixo de 10ºC hoje cedo.

Ocorre que tem um reforço de ar frio a caminho e que vai derrubar ainda mais a temperatura. Este reforço com ar polar, em que a temperatura no nível de 850 hPa (1.500 metros) deverá cair abaixo de zero, começa a ingressar no final da sexta e tomará conta do território gaúcho no fim de semana.

Inicialmente, o resfriamento hoje se limita mais ao Rio Grande do Sul e ao Leste catarinense. Nesta sexta, ar mais frio avança pelo Paraná (exceção do Norte) e chega ao Sul ao Leste do estado de São Paulo. No sábado, a massa de ar mais frio toma conta de São Paulo, do Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro assim como do Mato Grosso do Sul. A temperatura declina ainda no fim de semana no Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Veja nos mapas abaixo dos modelo europeu a evolução da massa de ar frio dia a dia com base em dados das 21h de hoje, sexta, sábado e o domingo. São mapas de anomalia em 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude), usados para avaliar quão quente ou fria é uma massa de ar.

Como se observa, a influência mais forte deve se dar no Leste do Sul do Brasil e áreas mais perto da costa no Sudeste do Brasil. Embora o ar frio consiga alcançar o Planalto Central, a sua influência será menor mais a Oeste do território brasileiro em intensidade.

É fundamental esclarecer que no Centro do Brasil a massa de ar frio não vai significar frio em muitas áreas, mas apenas um grande alívio do calor extremo e chuva em diversos pontos. Cuiabá, por exemplo, sairá de máximas acima de 40ºC para valores de 32ºC a 33ºC, quase 10ºC a menos que vem anotando. Campo Grande descerá para marcas de 26ºC a 27ºC, muito mais confortáveis.

Queda maior da temperatura e com sensação de frio será percebida no Sul e no Leste de São Paulo, mas o frio se fará sentir mesmo no fim de semana com máximas de até 23ºC nesta sexta na cidade de São Paulo, ao redor de 16ºC no sábado e em torno de 15ºC ou 16ºC no domingo. As mínimas já caem na cidade para 13ºC ou 14ºC no sábado e serão ao redor de 11ºC domingo e segunda. O Noroeste e o Norte paulista seguem com calor no sábado, mas que perde força, mas refresca no domingo.

Onde mais esfria também é no Sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Sul capixaba. A temperatura já despenca na cidade do Rio de Janeiro nesta sexta, mas estará muito mais baixa durante o dia no fim de semana com máximas menores no domingo, pouco acima dos 20ºC e muito diferentes dos 40ºC de hoje. Na Mantiqueira, no Sul de Minas, terá cidades com apenas 10ºC a 12ºC na tarde do domingo.

É importante destacar ainda que em muitas áreas do Centro do Brasil no fim de semana se espera chuva. No Rio de Janeiro, por exemplo, a temperatura mais baixa estará acompanhada de chuva e vento que vai reforçar a sensação de frio para os cariocas.

Mínimas gélidas no Sul do Brasil

Grande parte das cidades gaúchas terá mínimas abaixo de 5ºC nos próximos dias. As menores marcas são esperadas no fim de semana, especialmente no domingo, e na segunda-feira, que terão as menores mínimas no Rio Grande do Sul neste evento de frio de fim de inverno climático.

Em Porto Alegre, as mínimas devem ficar ao redor de 7ºC a 8ºC nesta sexta-feira, em torno de 6ºC a 7ºC no sábado, 5ºC a 6ºC no domingo e ao redor de 5ºC na segunda. Em bairros mais ao Sul e Leste da cidade, a temperatura cai mais e os termômetros podem marcar até 2ºC ou 3ºC, mesma marca prevista para pontos da área metropolitana.

Na região da Campanha e na Serra do Sudeste, mínimas ao redor de 4ºC ou 5ºC nesta sexta, mas esfria muito nas madrugadas do fim de semana com 1ºC a 3ºC em alguns pontos no início do sábado e mínima de -2ºC a 0ºC nos locais mais frio nas madrugadas de domingo e da segunda. No geral, as mínimas ficarão entre 1ºC e 3ºC no domingo e na segunda.

Nos Campos de Cima da Serra, região mais fria do Rio Grande do Sul, marcas de 5ºC ou menos devem ser observadas nas madrugadas desta sexta e do sábado, mas no domingo e na segunda fará muito mais frio com tempo aberto e ar mais seco. Será quando as mínimas devem baixar a valores de até -4ºC ou -5ºC. Na madrugada da terça, embora menos frio, ainda são esperadas marcas negativas na região.

Na Serra Gaúcha, destino de muitos gaúchos no fim de semana nesta época do ano, o frio se fará sentir forte. As áreas de Gramado e Caxias do Sul devem ter mínimas entre 5ºC e 6ºC nesta sexta, mas o sábado já amanhece com 3ºC a 4ºC e o domingo pode ter 0ºC a 2ºC, o que se repete na segunda.

As mínimas caem muito também em Santa Catarina e parte do Paraná no fim de semana e na segunda. O Planalto Sul Catarinense deve ter marcas muito baixas para o fim de agosto com mínimas que pode descer a -4ºC a -6ºC nas baixadas da região nas madrugadas do domingo e da segunda. No Paraná, Curitiba terá frio o dia inteiro no fim de semana com mínimas de 6ºC a 7ºC e máximas de apenas 10ºC a 12ºC, isoladamente maiores.

Frio mesmo à tarde

O frio não vai se limitar ao período noturno. Em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Sul e no Leste do estado, a temperatura vai se manter baixa o dia todo no fim de semana com máximas baixas à tarde mesmo com a presença do sol. O frio à tarde será mais sentido em cidades do Sul e do Leste gaúcho.

Em Bagé, por exemplo, os termômetros devem marcas entre 13ºC e 14ºC à tarde no fim de semana. Em Porto Alegre, marcas à tarde em torno de 15ºC a 16ºC no sábado e no domingo. Em Gramado e outras cidades da Serra, 11ºC a 13ºC nas tardes de sábado e do domingo com marcas semelhantes nos Aparados.

Previsão de geada

A massa de ar frio vai trazer formação de geada mais para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no começo da semana. Como as madrugadas mais frias nos dois estados devem ser as do domingo e da segunda, estes dois dias serão os de maior probabilidade de geada.

Os mapas acima mostram as projeções de probabilidade de geada do modelo canadense para as madrugadas do domingo e da segunda. Tal como se vê, a geada deve se formar em muitas cidades gaúchas e catarinenses nas duas madrugadas. Na terça, menos áreas terão o fenômeno que se limitará mais aos locais de maior altitude.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.