Anúncios

Onda de calor tem início na Argentina com sensação térmica entre 40ºC e 50ºC em diversas províncias do Centro, Norte e o Nordeste do país | EITAN ABRAMOVICH/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

Uma massa de ar extremamente quente associada a um bolha de calor se instalada no Centro, Norte e no Nordeste da Argentina com temperatura excessivamente alta e sensação térmica que em algumas localidades chega a se aproximar dos 50ºC neste começo de semana.

De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), a sensação pela alta temperatura e a umidade atingia às 16h desta segunda-feira 48,5ºC em Ceres (Santa Fé); 47,9ºC em Sunchales (Santa Fé); Santiago del Estero (Santiago del Estero) e Formosa (Formosa); 46,8ºC em Presidencia Roque Sáenz Peña (Chaco); e 46,6ºC em Villa de María (Córdoba).

Estações meteorológicas do SMN indicavam ainda sensação térmica no meio da tarde desta segunda-feira de 45,1ºC em Resistencia (Chaco) e Corrientes (Corrientes); 44,7ºC em Reconquista (Santa Fé); 44,5ºC em Orán (Salta); e 42,7ºC em Ituzaingo (Corrientes).

O calor deve aumentar ainda mais nos próximos dias no Norte e no Nordeste argentino. A previsão da MetSul Meteorologia é que a temperatura em algumas cidades supere os 43ºC, mas a sensação térmica em algumas províncias pode passar dos 50ºC com índices perigosos de calor para a saúde humana.


Trata-se da mesma massa de ar muito quente que se estende ao Paraguai e ao Brasil com temperatura muito acima da média histórica de março com a caracterização de onda de calor que vai ser forte e prolongada, especialmente em estados do Centro-Oeste e do Sudeste, com máximas muito acima da climatologia nos próximos sete a dez dias.

Já na região de Buenos Aires, o calor intenso a extremo não se faz sentir. A massa de ar quente organiza uma frente quente que traz chuva frequente com temporais até o final desta semana. A região da capital argentina terá vários períodos de chuva intensa com alagamentos, não se descartando ainda granizo e rajadas de vento forte acompanhadas de muitos raios.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios