Montevidéu terá chuva excessiva com risco de fortes tormentas. Quarta e quinta-feira são os dias de maior risco na capital do Uruguai. | MARIANA SUAREZ/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre chuva excessiva na área de Montevidéu com tormentas com o aumento da instabilidade a partir desta terça-feira (12), contudo o pior da instabilidade é previsto para a quarta (13) e a quinta-feira (14) na capital do Uruguai.

Modelos de computadores analisados pela MetSul indicam acumulados de precipitação muito altos para a capital uruguaia nas próximas 72 horas, o que traz um elevado risco de alagamentos e inundações repentinas na cidade de Montevidéu por volumes muito altos em curto período.

O Centro da Argentina e o Uruguai estão sob a influência de uma massa de ar quente e úmida extremamente instável, o que formará sucessivamente nuvens de tormenta nos próximos dias. O risco de chuva excessiva não se limita à área de Montevidéu e alcança outros departamentos do país.

No momento inicial, a chuva intensa e as tormentas afetam mais departamentos do Centro para o Sul do Rio Negro. Mais para o final da semana, a forte instabilidade vai se mover para o Norte e atingir departamentos do Norte uruguaio, como Rivera e Artigas.

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) divulgou mais um aviso à população que merece ser visto com muita atenção pelos uruguaios. O comunicado da Meteorologia de Montevidéu assinala que “até o domingo, dia 17, são esperadas condições instáveis ​​em grande parte do território com melhorias temporárias. A situação favorecerá ocorrência de chuvas abundantes e copiosas, e tempestades muito fortes (por vezes severas)”.

Conforme o comunicado do Inumet, “os fenômenos mais intensos estão previstos entre terça-feira, dia 12, e quinta-feira, dia 14, nos departamentos do Centro, Sul e Leste do país”. Ressalta ainda que “entre sexta-feira, dia 15, e inicialmente até domingo, dia 17, os fenômenos mais intensos são esperados nas faixas Centro, leste e Norte”. O Inumet destaca em “em áreas tempestuosas podem ser registradas rajadas de vento forte e muito forte, granizo e atividade elétrica”.

O “aviso à população” do Instituto Uruguaio de Meteorologia observa que “ao longo do evento, os volumes de chuva esperados rondariam os 100 mm a 200 mm, com valores ocasionalmente mais elevados”, o que está em linha com o prognóstico da MetSul de acumulados acima de 100 mm nesta semana em muitos departamentos uruguaios com volumes pontuais de 200 mm a 300 mm de forma mais isolada.

O Sistema Nacional de Emergências (SINAE), equivalente da Defesa Civil no Uruguai, informou ter realizado reunião para coordenar a resposta estatal ao eventos de tempo severo. “O objetivo do evento foi atualizar a informação climática e hidrológica por parte dos técnicos para iniciar a fase de preparação em semana em que se prevê precipitação acumulada entre 100 mm e 200 mm em todo o país”, destacou.

“Significa ajustar as comunicações entre os níveis nacional e departamental para continuar a monitorar permanentemente a situação e preparar os recursos humanos, materiais, técnicos e logísticos necessários para eventuais impactos”, observou.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.