Os moradores da capital da Coreia do Sul estão recorrendo a métodos inovadores para enfrentar o calor, após um recorde de temperatura de um século ter sido quebrado nesta sexta-feira, com a 26ª “noite tropical” consecutiva — quando a temperatura se mantém acima de 25ºC.
As temperaturas noturnas em Seul têm se mantido acima de 25ºC por 26 dias consecutivos, disseram as autoridades, marcando a sequência mais longa desde o início das observações meteorológicas modernas em 1907. Essas noites são amplamente conhecidas como “noites tropicais” na Coreia do Sul.
O intenso calor em Seul deve continuar, segundo a Meteorologia local, estabelecendo um recorde a cada dia até a próxima semana. “O ar frio não está vindo do Norte”, disse Youn Ki-han, diretor da Divisão de Previsão de Seul, à AFP. “Normalmente, nesta época, a temperatura cai pela manhã e à noite, mas atualmente não estamos vendo sinais disso”, disse Youn.
Com o aumento das temperaturas, os residentes lutam para encontrar maneiras de lidar com as noites escaldantes. “Eu tomo um banho frio antes de dormir e coloco pacotes de gelo ao redor do meu ventilador elétrico para resfriar o ar”, disse Lee Ji-soo à AFP na sexta-feira. “Acho que ligo o meu ar condicionado 23 horas por dia”, relatou Kim Young-sook, que vive no distrito de Gangnam, um bairro rico em Seul.
“Estou preocupada que meus cães fiquem muito quentes — até mesmo à noite”. Isso não é uma opção para Lee Ji-soo, que prende pacotes de gelo ao seu ventilador. “Eu tenho um ar condicionado, mas simplesmente não posso pagar a conta de eletricidade”, disse ela. “O ar é sufocante às vezes. Não sei quanto tempo vou conseguir viver assim”.
Dados da Korea Power Exchange mostraram que a demanda de eletricidade na Coreia do Sul atingiu um recorde histórico na segunda-feira, enquanto as pessoas enfrentavam a onda de calor com aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Cerca de 102,3 gigawatts foram usados, superando o recorde anterior de 100,6 gigawatts estabelecido no agosto passado, disse a agência.
De acordo com o International Institute for Environment and Development (IIED), o número de dias com temperaturas atingindo 35ºC nas maiores capitais do mundo aumentou em 52% nos últimos 30 anos. Somente em 2018, Seul experimentou 21 dias com temperaturas acima de 35ºC — mais do que os 10 anos anteriores combinados.
“Em apenas uma geração, houve um aumento alarmante”, disse Dr. Tucker Landesman, pesquisador sênior no IIED. Ativistas climáticos na Coreia do Sul estão pedindo mais ações governamentais. “Não há chance de que isso melhore e é certo que vai piorar”, disse Youn Se-jong, um advogado ambiental, à AFP.
Atualmente, a Coreia do Sul tem a menor proporção de energia renovável em sua matriz energética entre todos os países da OCDE e é o segundo maior emissor de carbono por capita do carvão entre os países do G20, de acordo com o think tank de energia Ember.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.