Anúncios
Foto do pôr do sol em Corumbá

Corumbá (foto) começou a semana com frio de 8ºC e ontem passou de 38ºC em meio a um aumento das queimadas no Pantanal com o tempo seco e quente| PABLO PORCIUNCULA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Centro-Oeste do Brasil enfrenta uma variação extrema de temperatura nesta semana com uma massa de ar muito frio que causou mortandade de animais dando lugar a uma massa de ar muito quente em que as temperaturas passam dos 40ºC na região em apenas cinco dias.

A onda de frio que atingiu o Brasil entre o final da última semana e o começo desta foi a causa da morte de cabeças de gado no estado do Mato Grosso do Sul, onde estações meteorológicas oficiais indicaram mínima de 0,0ºC, logo em algumas que não possuem estações houve mínimas até negativas.

Justamente o frio intenso causou a morte de mais de cem cabeças de gado no município de Jaraguari, em Mato Grosso do Sul. Os animais foram perdidos pelo frio registrado na noite da última sexta para o sábado. Também no fim de semana, animais morreram pelo frio no município de Sidrolândia.

Cinco dias depois, o calor extremo castiga a região com uma massa de ar muito quente e seco que passa a cobrir o Centro-Oeste do Brasil com temperatura extremamente altas e acima das médias climatológicas de agosto.

Ontem, quinta-feira, grande parte do Centro para o Norte do Mato Grosso do Sul teve máximas de 35ºC a 39ºC com registros na rede do Instituto Nacional de Meteorologia de máximas de 38,6ºC em Coxim; 38,5ºC em Nhumirim; 38,3ºC em Corumbá; 37,8ºC em Aquidauana; 37,6ºC em Porto Murtinho; 37,2ºC em Água Clara; e 37ºC em Miranda.

No Mato Grosso, o calor foi ainda mais intenso. A temperatura máxima da quinta-feira na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia em Cuiabá foi de 41,0ºC. A marca é a mais alta deste ano na capital do Mato Grosso e a mais elevada na cidade desde 30 de novembro do ano passado, quando fez 41,2ºC.

O calor deve aumentar ainda mais no Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias, alerta a MetSul Meteorologia. O nosso prognóstico indica que todos ou quase todos dias até o final da próxima semana devem ter máximas entre 40ºC e 43ºC em Cuiabá. Marcas perto e acima de 40ºC são esperadas em muitas cidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.