Anúncios

Santiago do Chile enfrenta uma onda de calor, a primeira do ano, com marcas atipicamente altas e que já superaram os 37ºC. Autoridades recomendam à população cuidados com a alta temperatura. | LUIS HIDALGO/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

Uma intensa onda de calor castiga a região metropolitana de Santiago do Chile, onde ontem a temperatura chegou a 37,3ºC, a terceira temperatura mais elevada registada em mais de um século de dados, informou a Direção Meteorológica do Chile (DMC).

Segundo o órgão oficial de Meteorologia chileno, a temperatura foi observada às 16h07 locais na a estação da Quinta Normal, bairro popular do centro da capital. O recorde de temperatura só é superado pela marca de 2017, ano em que a mesma estação atingiu os 37,4ºC, e a máxima absoluta de 38,3ºC de janeiro de 2018.

A temperatura mais alta que o Chile registrou desde o início dos registros é de 42,2ºC. Há um alerta vermelho para temperaturas anormalmente altas permanece até o fim da semana, por isso o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) colocou todas as suas equipes em alerta e lançou uma série de dicas para evitar insolações e os efeitos de longas exposições.

A autoridades recomendam não caminhar nas horas mais quentes do dia, abrigar-se em casa, hidratar-se bem continuamente e ter especial cuidado com a população mais vulnerável, principalmente idosos e crianças, informou a agência EFE.

A ausência de vento na capital chilena, construída no sopé da cordilheira dos Andes e entre grandes colinas que a isolam do mar, a ausência de rios caudalosos, a escassez de parques com árvores e a vegetação, a construção massiva de edifícios e o tráfego intenso são fatores que também contribuem para o aumento do calor. Influencia também a superpopulação da região metropolitana, onde vivem quase oito milhões de pessoas, ou seja, quase metade da população chilena.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios