Uma intensa onda de calor castiga a região metropolitana de Santiago do Chile, onde ontem a temperatura chegou a 37,3ºC, a terceira temperatura mais elevada registada em mais de um século de dados, informou a Direção Meteorológica do Chile (DMC).
#TemperaturasExtremas🌡️🥵 | 31Enero
Un nuevo récord de #temperatura máxima para un mes de enero se marcó hoy, en la Estación Meteorológica Quinta Normal en Santiago, además de la 1ra #oladecalor para la capital de 🇨🇱, este 2024.Los detalles con la meteoróloga Catalina Cortés🎥. pic.twitter.com/E8Q0kDoEDZ
— MeteoChile (@meteochile_dmc) January 31, 2024
Segundo o órgão oficial de Meteorologia chileno, a temperatura foi observada às 16h07 locais na a estação da Quinta Normal, bairro popular do centro da capital. O recorde de temperatura só é superado pela marca de 2017, ano em que a mesma estação atingiu os 37,4ºC, e a máxima absoluta de 38,3ºC de janeiro de 2018.
A temperatura mais alta que o Chile registrou desde o início dos registros é de 42,2ºC. Há um alerta vermelho para temperaturas anormalmente altas permanece até o fim da semana, por isso o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) colocou todas as suas equipes em alerta e lançou uma série de dicas para evitar insolações e os efeitos de longas exposições.
A autoridades recomendam não caminhar nas horas mais quentes do dia, abrigar-se em casa, hidratar-se bem continuamente e ter especial cuidado com a população mais vulnerável, principalmente idosos e crianças, informou a agência EFE.
A ausência de vento na capital chilena, construída no sopé da cordilheira dos Andes e entre grandes colinas que a isolam do mar, a ausência de rios caudalosos, a escassez de parques com árvores e a vegetação, a construção massiva de edifícios e o tráfego intenso são fatores que também contribuem para o aumento do calor. Influencia também a superpopulação da região metropolitana, onde vivem quase oito milhões de pessoas, ou seja, quase metade da população chilena.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.