Anúncios

Procissão de Navegantes terá sol e calor em 2024 | PEDRO PIEGAS/PMPA

O feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre transcorrerá sob sol e calor em Porto Alegre, prevê a MetSul Meteorologia. O dia na capital terá amplos períodos de céu claro com ocasionais nuvens esparsas, sem chance de precipitação, em mais um dia de tempo firme e aberto.

O Rio Grande do Sul está sob efeito de uma grande massa de ar seco e quente que cobre a Argentina com um domo de calor no país vizinho, o que fazia hoje que a temperatura em várias províncias argentinas superasse 40ºC com alerta vermelho de calor em oito unidades da federação.


O calor marcará presença neste ano em Porto Alegre no feriado municipal, porém não tão intenso quanto em outros anos. Em 2014, por exemplo, havia uma forte onda de calor no Rio Grande do Sul e a temperatura máxima no dia 2 se aproximou dos 38ºC em Porto Alegre.

Neste feriado de 2024, a previsão é de uma madrugada e começo de manhã com marcas agradáveis. A temperatura mínima oficial deve ficar ao redor de 19ºC a 20ºC, mas na zona Sul da cidade fará menos. A tarde deve ter máximas ao redor de 32ºC.


No momento da procissão do Centro até o bairro Navegantes, durante a manhã, espera-se tempo ensolarado em Porto Alegre com sol forte e temperatura ao redor de 27ºC a 28ºC. Mais perto do meio-dia, as marcas já estarão ao redor de 30ºC. O índice UV será muito alto a extremo, assim que se recomenda o uso de protetor solar.

Os cuidados com o calor

Todos os anos, na procissão de Navegantes, pessoas acabam necessitando auxílio médico após passarem mal pelo calor. Como muitas pessoas, incluindo idosos, farão um longo percurso a pé sob sol e calor, são recomendáveis alguns cuidados como abundante hidratação, protetor solar e, se possível, uma sombrinha ou guarda-chuvas.

As recomendações dos especialistas são quase idênticas em todo o mundo sob forte calor. A Mayo Clinic, uma das principais instituições médicas do mundo, tem uma série de orientações de diante de um período de calor extremo.

A primeira e mais importante, beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

A Mayo orienta ainda a se proteger contra queimaduras solares. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15.

Os médicos da Mayo recomendam também precauções extras com certos medicamentos. “Fique atento a problemas relacionados ao calor se você tomar medicamentos que podem afetar a capacidade do seu corpo de se manter hidratado e dissipar o calor”, enfatizam.

Os especialistas assinalam também que esforço físico deve ser evitado nas horas mais quentes do dia. “Se você não puder evitar atividades cansativas em tempo quente, beba líquidos e descanse com frequência em um local fresco”, afirmam.

O choque de calor

O choque de calor é um dos maiores riscos durante um período de temperatura muito alta. É uma condição causada pelo superaquecimento do corpo, geralmente como resultado de exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas.

Esta forma mais grave de lesão por calor e insolação pode ocorrer se a temperatura do corpo subir para 40ºC ou mais e requer tratamento de emergência. A insolação grave ou choque de calor não tratados pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. O dano piora à medida que o tratamento é adiado, aumentando o risco de complicações graves ou morte.

Os sinais e sintomas da insolação incluem, de acordo com a Mayo Clinic, uma temperatura corporal central de 40ºC u superior, estado mental confuso ou comportamento alterado, fala arrastada, delírio, convulsões e coma. Há ainda alteração na sudorese. Na insolação provocada pelo tempo quente, a pele ficará quente e seca ao toque. No entanto, na insolação provocada por exercícios exagerados, a pele pode ficar seca ou levemente úmida.

Outros sintomas incluem náusea e vomito. A pele pode ficar ainda avermelhada à medida que a temperatura do corpo aumenta. A respiração pode se tornar rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida com aumento significativo porque o estresse térmico coloca uma tremenda carga no coração para ajudar a resfriar seu corpo. Dores de cabeça com a percepção de latejar é frequentemente relatada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios