NASA

A cobertura de nuvens deve atrapalhar em grande parte do Brasil a observação do eclipse lunar parcial mais longo em um milênio. A maior parte do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil devem ter muitas nuvens e apenas em áreas mais localizadas, onde ocorrem aberturas, haverá observação. Santa Catarina, Paraná, e o Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul devem ter também muitas nuvens. Os melhores pontos de observação serão áreas com tempo mais aberto da Região Nordeste e do Centro, Oeste e do Sul gaúcho.

Projeção de nebulosidade do modelo norte-americano GFS para 3h da manhã desta sexta (hora de Brasília(

O evento celestial acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra, projetada pela luz do sol. Segundo a NASA, quase todo o satélite estará encoberto pela sombra terrestre. Durante fenômenos como esse, a Lua tende a ganhar uma coloração avermelhada, devido ao desvio da luz do Sol ao passar pela atmosfera da Terra e ser refletida na superfície da Lua.

No Brasil, a Lua deverá começar a ser tomada por uma sombra por volta das 3h da manhã e o fenômeno poderá ser visto até por volta das 4h20, quando a Lua ficará abaixo da linha do horizonte. Os horários em que o evento poderá ser melhor observado variam de estado para estado. O eclipse deverá ser mais vísivel na região Norte do país, de acordo com a NASA.

Este é o eclipse lunar mais longo do século?

Na verdade, é o eclipse lunar parcial mais longo em um milênio, marcando 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. A informação está em publicação da NASA.

Não houve um eclipse lunar parcial mais longo desde 18 de fevereiro de 1440 (3 horas, 28 minutos, 46 segundos) e permanecerá o eclipse lunar parcial mais longo por 648 anos até 8 de fevereiro de 2669 (3 horas, 30 minutos e 2 segundos). Haverá um eclipse lunar total longo em 8 de novembro de 2022.

– Eclipse lunar parcial de 18 de fevereiro de 1440: 3:28:46

– Eclipse lunar parcial de 18/19 de novembro de 2021: 3:28:23

– Eclipse lunar parcial de 8 de fevereiro de 2669, 3:30:02

Por que esse eclipse é tão longo?

Este é um longo eclipse por duas razões principais: 1) a velocidade orbital da Lua e 2) a quase totalidade do eclipse. Primeiro, a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito e a Terra está fora do centro dentro da órbita, então às vezes a Lua está mais perto da Terra e às vezes está mais longe.

Esta mudança na distância afeta a velocidade orbital da Lua. Mais perto da Terra, a Lua se move mais rápido, enquanto mais longe ela viaja mais devagar. No momento, a Lua está perto de seu ponto mais distante em sua órbita ao redor da Terra e, portanto, se move lentamente através da sombra da Terra.