Anúncios

Cássio Amaral

A cobertura de nebulosidade diminui em relação a ontem e o sol pode aparecer entre as nuvens hoje em parte do Rio Grande do Sul, mas o tempo não firma. Deve chover no decorrer desta segunda-feira em diversas regiões, especialmente do Centro para o Oeste e o Norte do Estado. Na Metade Sul, a chuva será mais isolada, mas deve ocorrer em diferentes pontos. Já chove na madrugada e de manhã em alguns locais, mas será da tarde para a noite que a instabilidade afetará um maior número de locais em consequência do aquecimento diurno. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial em diversas regiões, notadamente no Oeste, Centro e o Norte gaúcho. Chuva que pode acumular altos volumes em curto período e que pode vir acompanhada em alguns pontos de temporal com raios e possibilidade de granizo isolado ou vento forte. A região metropolitana tem risco de chuva localmente forte. Será uma jornada muito abafada pela elevada umidade.

A terça-feira será mais um dia de instabilidade no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens permanecem sobre o Estado e, apesar de o sol aparecer em alguns municípios, mais uma vez a atmosfera estará instável. Chove outra vez em diversas regiões e localmente forte. Numa faixa que se estende do Oeste ao Leste do Estado, ao redor do Centro gaúcho, a chuva poderá ser mais forte e com elevados volumes. Permanece o risco de temporais localizados. Com ar quente e elevada umidade, novamente a sensação durante o dia vai ser de abafamento.


A quarta-feira no Rio Grande do Sul será mais um dia de tempo instável. O sol até vai aparecer em algumas localidades, mas a cobertura de nebulosidade ainda deverá ser expressiva em muitas áreas do território gaúcho. Chove no decorrer do dia na maioria das regiões e, novamente, são esperadas pancadas localizadas fortes a torrenciais que são capazes de despejar grandes volumes de chuva em curtos períodos. Isoladamente, a chuva pode ocorrer com temporal de raios. O tempo segue abafado.


Quinta e sexta devem ser dias com sol e nuvens na maioria das regiões gaúchas. O calor cede um pouco em parte do Estado com o ingresso de ar mais ameno de Sul, porém a temperatura segue alta. A instabilidade na forma de chuva de verão deve afetar mais pontos do Norte do Estado, perto de Santa Catarina, nos dois dias. Na maioria das regiões do Rio Grande do Sul não deve chover. No sábado, sol e nuvens com calor na maior parte do Estado, entretanto nas Metades Oeste e Norte haverá pontos com chuva na segunda metade do dia. No próximo domingo, o tempo se instabiliza com chuva na maior parte do território gaúcho com pancadas fortes a intensas e altos volumes em algumas regiões.

Santa Catarina e o Paraná terão uma sucessão de dias de sol, nuvens e pancadas de chuva típicas de verão e alimentadas pelo calor nesta semana. Todos os dias têm chance de chuva nos dois estados. As pancadas isoladamente devem ser fortes a torrenciais com possibilidade de acumular elevados volumes em curto intervalo, alertando-se ainda para temporais localizados com chance de vento forte ou granizo. O ar estará quente e abafado. No litoral catarinense, na região de Florianópolis, devem ser esperados dias de forte calor e abafamento com sol e pancadas de chuva.

Anúncios