O Rio Grande do Sul teve ontem mais um dia de instabilidade com chuva mais ampla e abrangente na Metade Norte. Na Grande Porto Alegre, choveu muito forte em cidades mais ao Norte da área metropolitana durante a manhã. Sapucaia do Sul registrou 50 mm ou praticamente a metade da média de chuva de janeiro. São Leopoldo anotou 40 mm e Novo Hamburgo até 30 mm. Mais ao Sul, alguns bairros de Canoas anotaram 25 mm e em Porto Alegre a chuva da segunda-feira variou entre 5 mm e 15 mm, de acordo com o bairro. Em vários pontos da Serra e dos vales choveu forte com acumulados variando de 30 mm a 50 mm. Pancadas atingiram outros pontos da Metade Norte e com temporais em pontos isolados, caso de Soledade (foto de Robson Dipp). Na Metade Sul, como esperado, a chuva de ontem foi muito irregular.
Hoje, outra vez, a Metade Norte será a região a receber mais chuva no Estado. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões gaúchas, sobretudo da Metade Sul, mas a atmosfera quente e úmida que favorece instabilidade volta a trazer chuva para diversas áreas do Rio Grande do Sul nesta terça. Ao longo do período, a chuva atinge a maior parte do Estado, mas com precipitações irregulares na distribuição. Onde mais chove, de novo, é no Oeste, Centro e no Norte do Estado. Já na Metade Sul, as precipitações voltam a ser mais localizadas e em menor número de municípios. Persiste o risco de chuva localmente forte com elevados volumes em curto período com possíveis temporais isolados com raios e ocasional granizo e vento forte.
Instabilidade também é prevista para amanhã em diferentes pontos do território gaúcho, mas na quinta e na sexta a maioria das regiões deve ter tempo seco. Na quinta, chuva em parte do dia no Norte e no Nordeste do Estado. Na sexta, mais em áreas próximas da divisa com Santa Catarina. No fim de semana, a instabilidade retorna com chuva em algumas áreas já no sábado e chove na maior parte do Rio Grande do Sul no decorrer do domingo com possibilidade da precipitação ser forte em diversos municípios.