Anúncios

Guaíba abaixo da cota de transbordamento de 3,00 metros, o piso do Cais Mauá, no final da tarde desta segunda-feira | FERNANDO OLIVEIRA

A segunda-feira termina com boas notícias no Rio Grande do Sul. O nível do Guaíba caiu outra vez abaixo da cota de transbordamento, a chuva trazida pela frente fria nesta segunda não provocou altos volumes e modelos numéricos indicam pouca chuva no estado até o fim do mês.

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba seguia baixando no começo da noite desta segunda após ter excedido na madrugada a cota de transbordamento de 3,00 metros no Cais Central, da Avenida Mauá, no Centro Histórico, como efeito do forte vento Sul no início do dia.

Entre meia-noite, quando começou a subir, e 7h da manhã, quando houve o pico do repique em 3,16 metros no cais, o Guaíba subiu 43 centímetros em só sete horas, chegando a subir 10 centímetros por hora no começo da madrugada, no auge do vento. No fim da tarde, o nível já havia recuado 25 centímetros em relação ao pico do repique do amanhecer e caía abaixo da cota de 3,00 no cais.

Ao mesmo tempo, a frente fria que avançou pelo estado hoje, como previsto, não causou volumes altos de chuva. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, os mais altos volumes pouco excederam os 20 mm. Casos de Teutônia e Rio Pardo com 21 mm. No Sul de Porto Alegre, a precipitação somou 17 mm.

Significativo foi o tombo da temperatura. Várias cidades tiveram uma tarde hoje com marcas 15ºC menores que na mesma hora no domingo, que chegou a registrar 30ºC no Noroeste. A massa de ar frio trouxe temperatura baixa desde a madrugada e o frio seguiu à tarde em diversas cidades.

A temperatura na rede do Instituto Nacional de Meteorologia às 15h era de 7,0ºC em Cambará do Sul; 7,2ºC em Canela; 7,6ºC em Caxias do Sul; 9,1ºC em Soledade; 10,9ºC em Canguçu; 11,8ºC em Campo Bom; e 13,3ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).

Mas há mais boas notícias na previsão do tempo. O sol aparece com nuvens nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, mas algumas áreas do estado devem ter momentos de maior nebulosidade.

Uma massa de ar frio cobre o território gaúcho e traz um amanhecer frio a muito frio em todas as localidades. Pode gear em pontos da Serra do Sudeste, Campanha, Planalto e Campos de Cima da Serra. Mínimas ao redor de 0ºC ou pouco negativas nos Aparados. Na Campanha e na Serra do Sudeste, amanhecer com 1ºC a 3ºC. A tarde, por sua vez, será amena. Porto Alegre terá sol e nuvens com temperatura de 7ºC a 19ºC.

As boas notícias prosseguem. Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul estão a indicar muito pouca chuva no Rio Grande do Sul até a metade deste mês de junho.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo canadense até o dia 12 de junho. Como se observa, a tendência é de muito pouca chuva no estado e onde chover os volumes devem ser baixos.

É muito possível que sequer chova em muitas cidades gaúchas nos próximos dez dias com o estado sob a influência de uma massa de ar quente que vai bloquear frentes frias e garantir muitos dias de sol e temperatura alta para esta época do ano a partir do meiol desta semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.