O Sistema Nacional de Emergência (Sinae) do Uruguai informou que centenas de pessoas seguem fora de casa no país devido às enchentes em diferentes departamentos do país vizinho.
De acordo com o último levantamento, atualmente no Uruguai existem 464 pessoas fora de suas residências, sendo 95 desabrigadas e 369 desalojadas. São 286 do departamento de Paysandú, 105 de Cerro Largo, 40 de Artigas, 17 de Soriano e 16 de Tacuarembó.
Os desalojados diminuíram em Paysandú e Tacuarembó e não tiveram alteração em Artigas e Soriano, um mês após o começo das inundações. Grande parte da população afetada, porém, já retornou para casa.
Onde a situação piora é no departamento de Cerro Largo, o único a ter registrado um aumento no número de pessoas afetadas pelas inundações no Uruguai.
Cerro Largo sofrem com enchentes provocadas pela cheia da Lagoa Mirim, que cobre parte do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e que está dois metros acima do nível considerado de segurança.
De acordo com o governo de Cerro Largo, várias casas junto à lagoa foram afetadas em suas fundações. Sacos de areia foram colocados para tentar conter o avanço das águas. Em comunicado, o governo local descreveu a situação como “complexa” e o “panorama desolador”.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.