Anúncios

Guaíba voltou a tomar conta do Cais Mauá no começo do dia após exceder a cota de transbordamento do cais de 3,00 metros | ALEXANDRE AGUIAR/METSUL METEOROLOGIA

Uma ótima notícia. O nível do Guaíba recuava na tarde desta segunda-feira depois de ter excedido durante a madrugada a cota de transbordamento de 3,00 metros no Cais Central, da Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre (clique aqui e veja fotos exclusivas no interior do cais inundado).

Entre meia-noite, quando começou a subir, e 7h da manhã, quando houve o pico do repique em 3,16 metros no cais, o nível do Guaíba subiu 43 centímetros em apenas sete horas, chegando a se elevar a uma taxa de 10 centímetros por hora no começo da madrugada.

Com a elevação muito rápida do nível, as águas do Guaíba que estavam revoltas pelo vento invadiram a orla do bairro Ipanema, no Sul da cidade. A água ainda refluiu pela rede de esgotos com alagamentos no bairro Praia de Belas e na estação Rodoviária, na área central da cidade.

No começo da tarde desta segunda, o nível do Guaíba já havia recuado 20 centímetros em relação ao pico do repique observado no amanhecer de hoje e a tendência de baixa persistia.

A subida acentuada da madrugada teve início ao redor da meia-noite, quando começaram a soprar fortes a intensas rajadas de vento do quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre.

O vento do quadrante Sul de forte intensidade foi consequência da chegada de uma frente fria, que derrubou a temperatura com o ingresso do ar mais frio acompanhado de ventania depois da temperatura muito alta de ontem que atingiu 27ºC na capital e 28ºC na região metropolitana.

Vento Sul tem efeito de causar represamento do Guaíba, dificultando o escoamento das águas para o Norte da Lagoa dos Patos. É comum o Guaíba subir até 30 cm a 50 cm em fortes episódios de vento Sul, como da madrugada de hoje.

Os rios que desembocam no Guaíba não registram aumento de vazão, então a subida se deu exclusivamente por efeito do vento do quadrante Sul, que persiste, mas muito mais fraco que na madrugada, o que explica a baixa sem incremento de vazão.

Nos próximos dias, excetuando-se oscilações temporárias, o Guaíba terá curva de baixa que será acentuada sob condições de vento muito favoráveis com ingresso de ar quente na segunda metade da semana. A chuva de hoje, pela frente fria, não teve impacto com os baixos volumes.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.