Guaíba voltou a transbordar durante a madrugada desta segunda-feira no Cais Central da Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. O transbordamento ocorre apenas três dias depois do Guaíba ter voltado ao leito no cais.
O nível do Guaíba subiu 40 centímetros somente entre o começo da madrugada e o amanhecer de hoje. Por volta da meia-noite de hoje estava ao redor de 2,70 metros no cais e ao amanhecer já estava fora do leito c0m registro de 3,15 metros.
A cota oficial de transbordamento no Cais Mauá de 3,00 metros foi superada no meio da madrugada com a rápida elevação das águas do Guaíba, voltando a inundar o cais do porto.
A subida acentuada teve início ao redor da meia-noite, quando começaram a soprar fortes a intensas rajadas de vento do quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre.
O vento do quadrante Sul de forte intensidade foi consequência da chegada de uma frente fria, que derrubou a temperatura com o ingresso do ar mais frio acompanhado de ventania depois da temperatura muito alta de ontem que atingiu 27ºC na capital e 28ºC na região metropolitana.
Vento Sul tem efeito de causar represamento do Guaíba, dificultando o escoamento das águas para o Norte da Lagoa dos Patos. É comum o Guaíba subir até 30 cm a 50 cm em fortes episódios de vento Sul, como da madrugada de hoje.
A MetSul Meteorologia se deslocou para o pórtico central do Cais Mauá ainda no meio da madrugada e ao chegar por volta das 5h da manhã encontrou o Guaíba já nas margens da Avenida Mauá, na comporta.
Perto do amanhecer, com botas fornecidas pela Rádio Guaíba, a MetSul conseguiu ingressar dentro do cais inundado e registrar imagens do local novamente tomados pelas águas, exatamente 30 dias depois do começo da grande enchente de maio.
Toda a área antecedente ao muro junto aos armazéns, o vão do pórtico central, e o piso dos cais estavam cobertos pelas águas. Chegamos na beira do Guaíba, caminhando pelo piso do cais, com 15 cm de água de altura, que alcançava a altura do calcanhar.
A tendência é que o Guaíba se mantenha ainda durante o dia acima da cota de 3,00 metros, que é a de inundação no cais. Isso porque o vento Sul prossegue com o ingresso de ar frio.
Os rios que desembocam no Guaíba não registram aumento de vazão, então a subida se dá exclusivamente por efeito do vento do quadrante Sul. Logo, mudando o vento de direção e enfraquecendo, a tendência é que as águas recuem novamente.
Por isso, nos próximos dias o Guaíba retoma a sua curva de baixa que será acentuada sob condições de vento muito favoráveis com ingresso de ar quente na segunda metade da semana. A chuva de hoje, pela frente fria, não terá grande impacto no nível previsto.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.