Anúncios

A Terra no Dia da Terra. A imagem de satélite mostra como estava o nosso hemisfério do planeta no começo da tarde desta quinta-feira (22). 


Na imagem é possível observar (1) um ciclone extratropical a Oeste de Magalhães, no Chile, (2) outro ciclone extratropical a Leste da Patagônia da Argentina, (3) um sistema convectivo de mesoescala no Norte da Argentina, (4) a tempestade subtropical Potira na costa do Sudeste do Brasil, (5) instabilidade tropical na região amazônica, (6) um ciclone extratropical a Leste do Canadá, e (7) uma frente fria na costa Leste norte-americana chegando até o estado da Flórida e o Caribe. 

A imagem de satélite das 13h20 desta quinta é do satélite GOES-16 da NOAA. A agência climática norte-americana opera uma rede de satélites que contribui para que a humanidade compreenda o seu ambiente e o clima. 

Dia da Terra 

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo. A data foi criada após um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson (1916-2005).

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. 


Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa. A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), a EPA.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A data foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) quase quatro décadas após o movimento, no ano de 2009.

Anúncios