Anúncios

Dia da Terra tem atenção voltada ao aquecimento do planeta e o aumento dos eventos extremos como os ciclones | NASA Earth

Hoje se comemora o Dia da Terra e nenhum tema ambiental é tão urgente para a humanidade como as mudanças climáticas e o rápido aquecimento no planeta experimentado nos últimos anos.

Veja na animação das anomalias globais de temperatura a cada ano desde 1850 com dados da Berkley Earth como o planeta aqueceu neste último século e meio. 


A Terra aqueceu cerca de 1°C desde meados do século 20 e quase 1,3°C desde o final do século 19. Atente para o que ocorre nos últimos anos, quando o aquecimento se acelerou muito.

Dia da Terra 

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo. A data foi criada após um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson (1916-2005).

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. 


Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa. A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), a EPA.

A data foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) quase quatro décadas após o movimento, no ano de 2009.

Anúncios