Anúncios

A Terra no Dia da Terra. Do espaço, a cena é de tranquilidade. Apenas a grande “bola azul” no sistema solar. Muito diferentemente do que se vê na superfície com guerra, miséria e crises variadas, de saúde a ambientais como as mudanças climáticas.


A imagem de satélite mostra como estava o nosso hemisfério do planeta no começo da tarde desta sexta-feira (22). Na imagem é possível observar (1) uma frente fria avançando pelas Planícies Centrais dos Estados Unidos, (2) nuvem de areia do deserto do Saara na costa da África, (3) muitas nuvens Cumulus do Centro para o Norte da América do Sul com o ar tropical quente e úmido que avança pelo interior do continente, (4) fortes áreas de instabilidade sobre o Centro da América do Sul com o deslocamento de uma frente fria, (5) um ciclone extratropical em formação na costa da Argentina, e (6) outro ciclone no Pacífico Sul que se aproxima de Magalhães, no Chile.

A imagem de satélite das 13h30 deste Dia da Terra é do satélite meteorológico GOES-16 da NOAA, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera. A agência climática norte-americana opera uma rede de satélites que contribui para que a humanidade compreenda o seu ambiente e o clima, e se prepara para colocar em operação o GOES-17 que foi recentemente lançado a bordo de um foguete Atlas de Cabo Canaveral.


Dia da Terra

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo. A data foi criada após um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson (1916-2005). A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa. A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos.

Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), a EPA. A data foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) quase quatro décadas após o movimento, no ano de 2009.

Anúncios