Carlos Coradini

A quinta-feira será outra jornada de tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, entretanto nuvens devem aparecer no decorrer do dia na maioria das regiões, efeito do aquecimento diurno. A massa de ar quente se reforça sobre o Estado e será um dia de muito calor no território gaúcho com máximas ao redor ou acima de 35ºC em algumas regiões, casos da Grande Porto Alegre e dos vales. O forte calor induzirá pancadas de chuva muito isoladas na Metade Norte entre a tarde e a noite. Na grande maioria dos municípios gaúchos não deve chover.

Sexta-feira terá a presença do sol com nuvens no Rio Grande do Sul. Massa de ar quente cobre o Estado e haverá o ingresso de umidade. Com isso, o dia não apenas será de muito calor com abafamento, com mínimas bem mais altas que no começo da semana, como a atmosfera passará a ficar instável. Entre a tarde e a noite chove na maioria das regiões do Estado, mas serão pancadas localizadas estimuladas pelo calor. Pontos isolados podem ter chuva forte a intensa com altos volumes em curto período, não se descartando também temporais localizados de vento forte e/ou granizo.

O sábado no Rio Grande do Sul terá maior cobertura de nebulosidade com períodos de céu nublado a encoberto na maioria das áreas do Estado, mas, apesar disso, o sol deve aparecer com nuvens em algumas regiões como a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte em parte do dia, sobretudo de manhã. Chove na maior parte do Estado durante o sábado e em muitos locais já na madrugada e de manhã. Instabilidade maior da tarde pra noite, inclusive em locais que tiverem sol de manhã. Pontos isolados podem ter chuva forte a intensa com risco de temporais. A temperatura se eleva menos nos locais que registrarem instabilidade cedo, mas nas áreas em que o sol aparecer fará calor com forte a sensação de abafamento.

O tempo segue instável no domingo no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão se aprofunda no Paraguai e começa a migrar pro Sul do Brasil. Apesar de o sol aparecer em diferentes regiões ao menos em parte do dia, chove no decorrer do domingo na maior parte do território gaúcho. Instabilidade em maior número de locais da tarde pra noite, mas em parte do Estado já chove entre a madrugada e de manhã. Mais uma vez a chuva será irregular na distribuição, mas em alguns locais as precipitações devem ser fortes a intensas com o risco temporais localizados e passageiros. Segue o tempo abafado.

Centro de baixa pressão atua sobre o Sul do Brasil na segunda-feira de Carnaval, o que vai trazer uma jornada de muitas nuvens no Rio Grande do Sul. Apesar de aberturas de sol em algumas regiões, chove na maior parte do Estado no decorrer do dia. Pancadas de forte intensidade, localmente torrenciais, devem ser esperadas em diferentes pontos, em especial na Metade Norte. Há o risco de temporais isolados. O dia começa abafado em todo o Estado, mas gradualmente ar mais ameno começa a ingressar a partir do Sul com um centro de alta pressão na Argentina, o que vai deixar a temperatura agradável.

Na terça, ar mais seco e ameno de alta pressão atmosférica cobre o Rio Grande do Sul e traz um dia de sol em todas as regiões, apesar de nuvens em algumas. No Leste gaúcho, a circulação de umidade proporcionada pela massa de ar frio na costa ainda pode provocar alguma instabilidade localizada e passageira. A temperatura estará agradável para o mês de fevereiro e o dia, inclusive, pode começar frio em parte do Estado, como na Campanha e na Serra do Sudeste.