Anúncios

Primeiro fim de semana de março terá sol e calor em grande parte do Brasil com condições muito aproveitáveis em estados do Sul e do Sudeste. Vai dar praia em muitos locais com a presença do sol e a alta temperatura. | TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Big Fone da MetSul tocou para anunciar que o primeiro fim de semana de março será aproveitável em muitos locais do Brasil e que vai dar praia com sol e temperatura alta em grande número de cidades costeiras. O fim de semana terá como destaques ainda a chegada de uma frente fria ao Sul no domingo e a persistência da chuva com altos volumes em pontos do Norte e do Nordeste do território brasileiro.

O primeiro sábado de março no Rio Grande do Sul será marcado pelo predomínio do sol em todas as regiões, embora a presença de nuvens. Ar mais seco e quente atua no estado e proporciona o dia de tempo firme em quase todas as cidades gaúchas. Pode ter chuva de verão muitíssimo isolada à tarde, sobretudo na Metade Norte.

O amanhecer até tem marcas agradáveis, mas aquece rapidamente durante a manhã e a tarde será de calor. Aquece mais em cidades do Oeste, do Noroeste, dos vales e da Grande Porto Alegre. Em alguns pontos, as máximas ficam ao redor ou acima de 35ºC. Porto Alegre deve ter 32ºC a 33ºC.

No domingo, o sol chega a aparecer com nuvens na maior parte do estado, mas o tempo muda no Rio Grande do Sul. Já no começo do dia áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria trazem chuva em pontos do Oeste e do Sul. Da tarde para a noite, a chuva alcança outras regiões. Algumas cidades ainda devem terminar o dia sem chuva, mas que chegará na segunda. Pode ter chuva forte o temporal em pontos isolados, especialmente no Oeste. Antes da chuva, onde o sol aparece, ainda faz calor, mas com máximas inferiores à da véspera.


Em Santa Catarina e no Paraná, conforme o big fone dos meteorologistas da MetSul, o fim de semana será de sol e nuvens, mas com possibilidade de chuva bastante isolada típica de verão. Faz calor, mas na maioria das áreas não chega a ser excessivo. Aquece mais no Noroeste e no Norte do estado do Paraná.

Em São Paulo, o fim de semana será de sol e calor na grande maioria das áreas. O calor estimula a formação de nuvens que podem provocar chuva ou temporal passageiro de verão, mas em poucos pontos. Na maioria das cidades, não chove no fim de semana. Na cidade de São Paulo, o domingo será o dia mais quente com máximas que passam dos 30ºC.

No restante do Sudeste do Brasil, o sábado e o domingo terão alternância de sol, nuvens e pancadas de chuva apenas isoladas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A chuva atinge maior número de pontos no território mineiro. Na capital fluminense, o sol aparece no fim de semana, apesar de nuvens. As tardes serão quentes com 33ºC a 35ºC.

No Nordeste, pancadas de chuva se alternam com sol por toda a região. Todos estados nordestinos devem ter instabilidade ao menos isolada nos dois dias. No domingo, a tendência é que a instabilidade aumente com mais chuva, que será localmente forte a intensa, no interior da Bahia, Maranhão e Centro-Sul do Piauí.

No Centro-Oeste, que será a região mais quente do país, pancadas atingem mais o Mato Grosso e Goiás, mas as precipitações são mal distribuídas. No Norte do Brasil, a chuva afeta grande parte da região neste primeiro fim de semana de março com os maiores volumes no Pará e no Amazonas, onde o risco de chuva forte a intensa isolada é maior sob o ar tropical quente e úmido.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios