As imagens de satélite da América do Sul chamavam bastante atenção nesta segunda-feira. Uma enorme área estava sem nuvens e com tempo muito aberto podia ser observada com a nebulosidade se concentrando mais nos extremos Sul e Norte do território sul-americano.

A área de tempo aberto incluía o Centro e o Norte da Argentina, o Uruguai, Paraguai, o Sul do Brasil, grande parte do Centro-Oeste e ainda uma grande área da Região Sudeste com escassa ou nenhuma nebulosidade.

Mais ao Norte da América do Sul, as nuvens estavam onde atua o ar tropical, ou seja, sobre a Região Norte, na região amazônica, e no Nordeste. Mais ao Sul do continente, a nebulosidade era vista na região da Patagônia.

Por que o tempo tão aberta e numa área tão extensa da América do Sul? A resposta está em áreas de baixa e alta pressão que atuam neste começo de semana na região. Elas determinam o perfil de umidade da atmosfera e a cobertura de nuvens.

Sobre o Atlântico atuam áreas de menor pressão atmosférica que impulsionam ar mais seco sobre o continente, mas o grande destaque por trás da enorme área de tempo aberto é um centro de alta pressão de 1.024 hPa que está sobre o Sul do Brasil.

Este grande sistema de alta proporciona que uma extensa área registre tempo seco e com ar seco, o que favorece uma grande amplitude térmica, ou seja, uma diferença entre as mínimas e as máximas do dia.

Na tarde desta quinta-feira, a umidade no Rio Grande do Sul desceu a 24% em Palmeira das Missões, no Noroeste gaúcho. Mesmo valor observado em Chapecó, em Santa Catarina. No Paraná, a umidade desceu a 21% em Inácio Martins. No interior de São Paulo, 17% em Itapira. Na cidade de São Paulo, 23% na estação do Mirante de Santana.

Com o ar muito seco, a cidade de São Paulo teve a menor mínima oficial do ano hoje com 12,1ºC no Mirante de Santana. Antes, a menor marca de 2023 era de 12,3ºC no dia 21 de abril. A máxima atingiu 23,5ºC. Em outros pontos da cidade de São Paulo, a Prefeitura mediu 7,3ºC de mínima e 21,4ºC em Marsilac.

No Mato Grosso do Sul, a localidade de Amambaí teve mínima de 7,1ºC, mas a máxima à tarde chegou a 26,1ºC. Situação parecida no município de Rio Brilhante com mínima de 7,4ºC e uma máxima de 27,4ºC.

No Noroeste gaúcho, o ar muito seco trouxe também grande amplitude térmica. A estação de baixada de Santa Rosa anotou mínima ao amanhecer de frios 4,2ºC, mas a máxima à tarde foi de quentes 28,8ºC. Nos Campos de Cima da Serra, a estação de São José dos Ausentes que teve mínima de 1,1ºC na madrugada, registrou máxima à tarde de 19,7ºC.