Porto-alegrense vai seguir enfrentando noites frias | FERNANDO OLIVEIRA

Porto Alegre completou nesta segunda-feira uma semana com temperaturas mínimas abaixo da média histórica de maio. A sequência teve início na última terça com o ingresso de uma massa de ar frio no começo da semana passada e que se reforçou na última quarta-feira.

A estação meteorológica de referência climatológica na capital gaúcha é a do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, situada na zona Leste da cidade, pelo seu histórico longo de dados.

A temperatura mínima média histórica no mês de maio, pela série histórica 1991-2020, é de 13,6ºC. Desde o dia 9, todas as madrugadas tiveram mínimas inferiores a 13,6ºC na estação do órgão federal.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas foram de 13,1ºC no dia 9; 12,6ºC no dia 10; 12,4ºC no dia 11; 12,5ºC no dia 12; 10,2ºC no dia 13; 11,6ºC no dia 14; e 12,6ºC nesta segunda-feira. A marca do sábado, dia 13, é a menor do ano na cidade até agora.

Hoje, além dos 12,6ºC observados no Jardim Botânico, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Belém Novo, no Sul da cidade, anotou 11,3ºC. No Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte, a mínima foi de 12,2ºC.

Na região metropolitana, que também completa uma semana de temperatura mínimas abaixo da média, as mínimas desta segunda-feira foram de 8ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande), 8,7ºC em Gravataí, 8,9ºC em Nova Santa Rita, 9,8ºC em Campo Bom, 11,5ºC na base aérea de Canoas e 11,8ºC em São Leopoldo.

Prevê-se o ingresso de ar mais quente nos próximos dias no Rio Grande do Sul, mas o tempo firme, o ar seco e as madrugadas de escassa nebulosidade ou céu claro favorecerão ainda maior resfriamento noturno e as mínimas seguirão baixas em Porto Alegre e nas cidades da área metropolitana.

Aliás, com o ingresso de ar mais quente em altitude e maior resfriamento perto da superfície durante a noite, os próximos dias inevitavelmente terão o que se chama de inversão térmica. Como por exemplo, a temperatura estar ao amanhecer em 11ºC a um metro e meio do solo – onde está a estação meteorológica – e a 1.500 metros de altitude estar 17ºC ou 18ºC.

O resultado será nevoeiro gerado por inversão térmica. Assim, pontos da Grande Porto Alegre vão ter nevoeiro em alguns dias nesta semana e a cerração pode ser até densa em certos momentos da madrugada e do começo da manhã com forte restrição de visibilidade horizontal.