Cidade de São Paulo vai seguir com tempo ensolarado, madrugadas frias e tardes de temperatura agradável com baixa umidade relativa do ar | GOVERNO DE SÃO PAULO

Aviso de baixa umidade para o estado de São Paulo. A MetSul Meteorologia adverte para índices de umidade muito baixos em diferentes pontos do estado paulista com uma grande massa de ar seco associada a um centro de alta pressão e que está instalada entre o Sul, o Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil.

Grande parte do estado de São Paulo teve umidade relativa do ar abaixo dos 30% na tarde desta segunda-feira. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor umidade ocorreu na estação do município de Itapira com apenas 17%.

A umidade relativa do ar desceu ainda a 21% em Barretos, 23% em Piracicaba e Taubaté, 25% em Bragança Paulista, 27% em Presidente Prudente e 30% em Bauru. Na cidade de São Paulo, o órgão federal mediu apenas 23% em sua estação do Mirante de Santana.

Justamente a atmosfera muito seca é que favorece o tempo aberto e ensolarado com o céu azul ou de poucas nuvens. Outro efeito é a grande amplitude térmica. Na estação do bairro de Marsilac, na zona Sul de São Paulo, a temperatura variou hoje entre uma mínima de 7,3ºC em uma máxima de 21,4ºC.

Como a atmosfera vai seguir seca, os baixos índices de umidade relativa do ar devem continuar no restante da semana na cidade de São Paulo e no interior paulista. Áreas costeiras têm maior umidade pela proximidade com o oceano.

O tempo muito aberto e seco vai manter a grande amplitude térmica com grandes diferenças de temperatura entre a noite e o dia. Ou seja, faz frio durante a noite e as tardes ou são agradáveis ou quentes, conforme o município.

A cidade de São Paulo seguirá com noites frias até o final desta semana com mínimas de 10ºC a 13ºC na maior parte dos bairros, mas na zona Sul da cidade a temperatura seguirá caindo a 6ºC ou 7ºC em alguns pontos, não se descartando registros isolados até de 5ºC.

O acentuado resfriamento em superfície durante a noite com ar mais quente em camadas acima da atmosfera gera inversão térmica que vai favorecer a formação de bancos de nevoeiro entre a madrugada e o amanhecer. Congonhas, por exemplo, teve neblina hoje cedo.