Tempestade tropical Akará estará na costa do Sul do Brasil neste começo de semana | EARTH NULL

A semana que começa terá como grande protagonista no tempo um ciclone tropical na costa, um fenômeno de rara ocorrência, mas que deve ter pouco impacto no continente pelas projeções dos modelos. Em terra firme, a tendência é a manutenção do quadro observado durante este fim de semana com sol, nuvens e chuva isolada de verão, em alguns pontos com temporais, por conta de calor e umidade.

No Rio Grande do Sul, o sol aparece no estado todos os dias desta semana. Pancadas de chuva isoladas devem ser esperadas ainda nesta segunda em diversas áreas do estado, em especial nas Metades Norte e Oeste. Alto risco de chuva intensa e temporais em pontos isolados da tarde para a noite na Metade Norte gaúcha.

Na terça, quarta e quinta, o tempo firme tende a predominar no Rio Grande do Sul. Na sexta e no sábado, pancadas de chuva de verão estimuladas pelo calor ocorrem, mas em poucos pontos. No geral, a precipitação é escassa. A temperatura se eleva durante a semana e as tardes serão de calor, especialmente no Oeste que terá calor mais intenso.


Em Santa Catarina e no Paraná, sol e pancadas isoladas de chuva em várias regiões nesta segunda e na terça. Na quarta, o tempo firme predomina no estado catarinense. Chove em pontos mais do Centro, Norte e o Leste do Paraná assim como no Nordeste de Santa Catarina. Na quinta e na sexta, sol e nuvens na maioria das áreas dos dois estados, porém com chuva localizada e passageira da tarde para a noite em diferentes pontos.

Em São Paulo, na capital, a ocorrência de chuva será frequente nesta semana e com alto risco de períodos de chuva forte. Todos os dias da semana devem ter pancadas em São Paulo, mas ocorrem intervalos de melhoria. Com a maior instabilidade, a grande maioria dos dias não terá calor e a temperatura não sobe muito, embora fique abafado pela alta umidade. No interior paulista, o mesmo cenário com sol, nuvens, períodos com maior nebulosidade e pancadas de chuva frequentes, especialmente da tarde para a noite.

No Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, a instabilidade será frequente ao longo da semana com vários momentos de chuva e em alguns casos forte a intensa em setores localizados. Ocorrem intervalos de melhoria, mas haverá abundante nebulosidade. Na sexta e no sábado, o sol aparece com nuvens e a instabilidade diminui, mas ainda vão ocorrer pancadas. A maioria dos dias não deve ser muito quente, mas o abafamento será expressivo.


Em Minas Gerais, o ciclone na costa do Sul do Brasil ajuda a canalizar muita umidade para o estado. A chuva será frequente ao longo da semana e localmente forte a intensa com temporais isolados. A instabilidade aumenta nesta segunda e, em especial, durante a terça com pancadas fortes em muitos pontos do estado mineiro. Na quinta, a chuva forte atinge principalmente o Leste de Minas. As pancadas ficam mais isoladas a partir de quinta, embora prossigam com intervalos de melhoria na maioria das regiões.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.