O Rio Grande do Sul ainda está com tempo instável nesta quarta-feira com chuva em algumas regiões. Desde ontem choveu em todas as regiões geográficas do Rio Grande do Sul, entretanto os volumes não foram altos, como se previa, na maioria das localidades. Os mais altos volumes se concentraram numa faixa entre o Centro e o Oeste do estado.

A imagem de satélite do meio-dia desta quarta-feira mostrava muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul com instabilidade na Metade Leste gaúcha. No Oeste, o tempo já estava mais aberto com o sol dividindo espaço no céu com nuvens esparsas, à medida que ar mais seco ingressava a partir do Nordeste da Argentina.

Nas próximas horas, uma vez que o centro de baixa pressão ao qual a fraca frente fria sobre o estado está associada se desloca para o oceano, o tempo gradualmente melhora e o sol aparece com nuvens na maioria das localidades gaúchas, apesar de momentos ainda de maior nebulosidade.

Em pontos da Metade Leste, contudo, ainda deve ter chuva isolada entre esta tarde e a noite de hoje. Em vários locais mais a Leste e o Nordeste do estado haverá alternância de sol e chuva durante o período da tarde.

Os acumulados de chuva até o fim da manhã em estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia eram de 53 mm em Santiago, 44 mm em Santa Maria, 38 mm em São Luiz Gonzaga, 27 mm em Tupanciretã, 27 mm em Passo Fundo, 23 mm em Serafina Corrêa, 21 mm em Rio Pardo e 20 mm em Palmeira das Missões. Todas as demais estacoes do órgão tinham altura de chuva inferior a 20 mm, como Porto Alegre com 11 mm no Jardim Botânico.

Já na rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os volumes até o fim da manhã somavam 54 mm em Santa Maria, 41 mm em Faxinal do Soturno, 40 mm em Nova Palma, 36 mm em Lagoa Bonita do Sul, 34 mm em Cachoeira do Sul, 33 mm em Passo Fundo, 32 mm em Caçapava do Sul, e 31 mm em Maquiné e Segredo.

E o que vem agora depois da chuva? Sol, muitos dias de sol pela previsão do tempo da MetSul. Ar mais seco vai tomar conta do Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana, mas a atmosfera não estará fria. O que vai trazer mínimas mais baixas no final da semana será o perfil seco da atmosfera que favorece um maior resfriamento noturno.

Amanhã, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas no Nordeste gaúcho algumas cidades ainda devem ter momentos de maior nebulosidade e não se afasta chuva ou garoa muito localizada e passageira, se ocorrer. Temperatura agradável no decorrer do dia. Porto Alegre deve ir a 25ºC. O amanhecer deve ter neblina e nevoeiro em alguns pontos da geografia gaúcha.

Na sexta, o tempo firme predomina no estado gaúcho com sol e amplos períodos de céu claro em diversas áreas. Pontos de neblina e nevoeiro ao amanhecer que será mais frio que nos dias anteriores, com mínimas abaixo de 10ºC em alguns municípios e de até 5ºC nos Aparados. A tarde será agradável com até 26ºC a 27ºC na área da capital após amanhecer com 13ºC ou 14ºC.

O sábado segue com tempo firme e a presença de sol em todas as regiões, entretanto haverá nevoeiro e neblina em muitas cidades no começo do dia em consequência de inversão térmica com ingresso de ar quente em altitude.

A madrugada será fria com marcas de 5ºC a 7ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra. A Grande Porto Alegre amanhece com mínimas de 12ºC a 13ºC em alguns pontos e pode fazer até 29ºC a 30ºC durante a tarde. No Oeste gaúcho, as máximas ficam ao redor de 30ºC.