Anúncios

Porto Alegre terá sol neste sábado e chuva no decorrer do domingo que será de muitas nuvens na Capital | Alex Rocha/PMPA

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana e atinge todas as regiões do Estado. A instabilidade não alcança todo o território gaúcho de uma só vez e a chuva já chega neste sábado em algumas regiões e em outras apenas durante o domingo.

Este sábado no Rio Grande do Sul terá a presença do sol na maioria das regiões, entretanto são esperadas nuvens em parte do Estado. Áreas de instabilidade trazem chuva ainda no começo do dia para pontos do Oeste gaúcho. Mais tarde, nuvens de chuva vão avançar da província argentina de Misiones e do Paraguai para o Noroeste e o Norte do Estado, não se descartando pancadas isoladas também no Centro do Estado.


No final do dia, novas áreas de instabilidade se formam com chuva no Oeste e em parte do Sul gaúcho com pancadas de chuva, isoladamente fortes, e raios. A instabilidade passa a aumentar à medida que uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul.

Com efeito, a chuva não atinge ainda todo o Rio Grande do Sul neste sábado. Áreas como a de Porto Alegre, a região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte devem ter predomínio do sol e calor durante a tarde. As máximas na área metropolitana superam os 30ºC.

Chuva generalizada no domingo

A nebulosidade aumenta muito no Rio Grande do Sul durante o domingo. Áreas de instabilidade avançam do Oeste e do Sul gaúcho desde o começo do dia com chuva e vão alcançar todas as regiões entre a madrugada e de manhã.

A chuva será muito irregular e com baixos volumes na maior parte dos municípios, porém alguns pontos podem ter chuva moderada a ocasionalmente forte em alguns momentos com ocasionais trovoadas.

Em razão do aumento das nuvens e do tempo instável, a temperatura sobe menos neste domingo e pouco varia. Haverá municípios em que as máximas do dia sequer superarão os 20ºC. A partir da tarde se espera o começo de uma melhora do tempo em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Oeste, com a possibilidade de o sol aparecer com nuvens.

Volumes de chuva

Abril até agora no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil tem sido de chuva muito escassa. O episódio de precipitação não solucionará o problema de déficit hídrico que muitas áreas atravessam. A chuva, no geral, terá baixos volumes.

O mapa acima, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostra a projeção do modelo WRF até 21h de segunda-feira. Como se observa, a tendência é de volumes abaixo de 20 mm na maior parte do Sul do Brasil com algumas áreas tendo marcas mais expressivas de 30 mm a 50 mm, isoladamente superiores.

Santa Catarina e Paraná

A chuva alcança neste fim de semana também Santa Catarina e o Paraná. Neste sábado, a instabilidade deve se concentrar mais no Oeste catarinense e no Oeste paranaense com o avanço de nuvens carregadas do Paraguai e da província argentina de Misiones.


Amanhã, domingo, a precipitação vai alcançar todo o estado de Santa Catarina e mais áreas do Paraná, mas com volumes baixos na maior parte dos municípios dos dois estados. O Norte do Paraná deve ter pouca ou nenhuma precipitação.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios