Anúncios

Frente fria traz instabilidade neste começo de semana para o Rio Grande do Sul

O sábado foi um lindo dia no Rio Grande do Sul com forte calor para o fim de abril. As máximas chegaram a 35ºC em Santa Rosa e a 34,7ºC na Grande Porto Alegre. Por sua vez, o domingo foi marcado por um expressivo aumento da nebulosidade, apesar de o sol ter aparecido em diversas localidades.

Choveu no domingo em diversos pontos do Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, entretanto as precipitações foram extremamente irregulares na distribuição. Áreas de instabilidade se formaram na madrugada no Centro do Estado, a região que mais teve chuva ontem. Em Santiago, os acumulados em diferentes medições variaram entre 50 mm e 60 mm, um volume que seria celebrado tivesse ocorrido em todo o Rio Grande do Sul, mas não foi o caso.

Mesmo no Centro gaúcho, os volumes em outras cidades foram muito inferiores com 27 mm em Arroio do Tigre, 21 mm em Nova Palma, 16 mm em Santa Maria, 15 mm em Candelária, e 8 mm em Venâncio Aires. Pontos do Oeste também registraram chuva localmente forte.

A semana que começa terá chuva aqui no Rio Grande do Sul, principalmente entre hoje e quarta, já que na segunda metade da semana o tempo seco vai predominar no território gaúcho. A instabilidade prevista entre hoje e a quarta-feira, entretanto, não terá efeito na estiagem na grande maioria dos municípios pelos baixos volumes previstos.

Região do Estado que pode ter chuva mais volumosa é o Extremo Sul, na área do Taim e nas cidades de Santa Vitória do Palmar e o Chuí. Assim como em pontos isolados do Oeste gaúcho. No restante do Estado, o padrão predominante vai ser de pouca ou nenhuma chuva na maioria esmagadora dos municípios. Hoje e amanhã, a instabilidade afetará mais pontos do Centro, Oeste e o Sul gaúcho, mas, sobretudo, o Sul.

Na quarta-feira, uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avançará pelo Estado. Ao se deslocar pelo Rio Grande do Sul, porém, perderá muita atividade e trará pouca ou nenhuma chuva pra maior parte das cidades.

Por isso, o cenário para esta semana em termos de precipitação é pouco alentador e ruim pra a maior parte dos locais da Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. No Paraná, então, a chuva durante a semana será extremamente escassa.