Anúncios

ARQUIVO NACIONAL

No dia 23 de outubro de 1940, nascia em Três Corações, Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, o Rei do Futebol. Considerado o maior jogador de todos os tempos. Minas Gerais legava ao mundo a cara do futebol, a face da magia esportiva e uma das instituições do Brasil.

O município de Três Corações está situado na bacia do Rio Verde, principal curso de água que corta o território local. A cidade também conta com outros rios menores que integram a bacia do Rio Verde, como o Rio do Peixe, Rio Palmela e Rio Lambari.


O relevo de Três Corações é caracteristicamente de planalto, mais especificamente no interior da Serra da Mantiqueira. O formato do relevo da região é caracterizado pelos muitos morros e grandes variações de altitude com picos e baixadas. A altitude varia entre 800 metros e 850 metros na sede.

O clima da cidade de Três Corações é, no aspecto regional (Sul de Minas), como Tropical de Altitude, ou na Classificação climática de Köppen-Geiger, Cwa, caracterizado por verões quentes e úmidos, estação chuvosa, e invernos secos e relativamente frios, na estação seca.


O outono e a primavera são caracteristicamente estações de transição entre a úmida e seca, sendo o outono o início da estação seca e também a época da passagem das primeiras frentes frias, e a primavera a transição para a estação úmida, com a ocorrência das primeiras chuvas de verão.

O inverno na cidade, que está na região de Varginha, tem dias muito frios, não raro com marcas abaixo de zero. A Serra do Mantiqueira, pelas suas altitudes, é uma das áreas mais frias do Brasil no inverno com geada frequente. A região teve até neve no município de Itamonte, a 76 quilômetros em linha reta de Três Corações, em 10 de junho de 1985.

Com o inverno frio, as mínimas médias são baixas em Três Corações. As normais históricas da cidade mineira indicam mínimas médias de 8,0ºC em junho, 8,2ºC em julho e 9,5ºC em agosto, semelhante a de muitas cidades frias do Sul do Brasil.

Pelé iniciou sua carreira no Santos Futebol Clube aos 16 anos, onde atuou por mais de duas décadas. Ao longo da carreira, Pelé acumulou feitos. Um prodígio, foi campeão da Copa do Mundo da Suécia, em 1958, com apenas 17 anos de idade. Esteve na seleção brasileira campeã nos mundiais de 1962, no Chile, e de 1970, no México, atingido a marca de ser o único jogador de futebol a vencer três Copas do Mundo.

Pelo Santos, conquistou diversos títulos, incluindo o bicampeonato da Libertadores da América e do Mundial de Clubes em 1962 e 1963. Pelé destacou-se em todos os fundamentos do futebol, com técnica, versatilidade, velocidade, dribles, força, habilidade, passes certeiros, chutes precisos… um jogador completo.

Exímio goleador, marcou 1.281 gols em 1.363 partidas, e ostenta a marca de artilheiro da história da seleção brasileira, com 77 gols. Por todos os seus feitos, Pelé foi eleito pela FIFA o maior jogador de futebol do século XX e, em 1980, recebeu o título de Atleta do Século, em votação promovida pelo jornal francês L’Équipe.

Parou de jogar futebol profissionalmente em 1977. Recebeu diversas homenagens, títulos, honrarias e estátuas, e tem seu nome em estádios e praças. Em 1977, recebeu da Unicef o título de Cidadão do Mundo, e, em 1993, foi agraciado pela Unesco com a honraria de Embaixador da Boa Vontade.

Anúncios