Anúncios

O Rio Grande do Sul voltou a ter um amanhecer com cara de inverno hoje com geada em algumas cidades e mínimas de até 0ºC, o que é o comum para esta época do ano e não o calor acima de 30ºC por quatro dias consecutivos do início desta semana.

Geada hoje cedo em Sobradinho em amanhecer frio na região Centro-Serra | IARA PUNTEL

De acordo com dados de estações meteorológicas, as menores mínimas no interior foram de 0,1ºC em Herval e Pinheiro Machado, 2,1ºC em Quaraí, 3,1ºC em Gramado e São Francisco de Paula, 3,7ºC em Bagé, 3,8ºC em Cambará do Sul, 4,0ºC em São José dos Ausentes, Camela e Dom Pedrito, 4,4ºC em Alegrete, Ilópolis, 4,4ºC em Canguçu, Espumoso, São Sepé e Caçapava do Sul, 4,8ºC em Jaguarão, e 4,9ºC no Chuí e Livramento.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram no começo desta quinta 5,0ºC em Gravataí, 5,2ºC em Viamão, 5,4ºC em Nova Santa Rita, 5,5ºC em Novo Hamburgo, 6,4ºC em Canoas, 7,1ºC em Campo Bom e 8,5ºC em São Leopoldo.

Em Porto Alegre, as mínimas hoje foram de 5,0ºC no Lami (extremo Sul), 6,6ºC em Belém Novo (extremo Sul), 8,2ºC no Jardim Botânico (zona Leste) e igual 8,2ºC no Aeroporto Salgado Filho (zona Norte).

As pessoas agora perguntam: o frio veio para ficar? A resposta é um rotundo não.

Se mesmo em invernos de La Niña, em tese mais frios, o frio apenas excepcionalmente é constante, com El Niño que não será prolongado. Haverá muitos dias amenos e quentes durante este inverno intercalados com alguns períodos frios, a maioria de curta duração.

Já a partir desta sexta a temperatura começa a entrar em gradual elevação, mas ainda faz frio à noite nos próximos dias, apenas menos intenso. Aquece mais à tarde entre segunda e quinta da semana que vem, mas se antecipa que não se espera a repetição do calorão de dias atrás, quando o estado chegou a ter 32,1ºC.

Não há nenhum indicativo de ingresso de uma massa de ar frio de maior intensidade nos próximos dez dias. A primeira semana de julho, aliás, deve ser marcada por temperatura acima da média. Recordamos que para este inverno a previsão da MetSul é de menos dias frios e gradual aumento da chuva na estação.