A chuva retorna ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, encerrando o mês com instabilidade do tempo em algumas regiões. A instabilidade deve afetar mais parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas a MetSul Meteorologia não antecipa chuva generalizada.

Noroeste gaúcho (foto) pode ter chuva nesta sexta | ILSON TESSARO JÚNIOR/ARQUIVO

A mudança do tempo em parte do Sul do Brasil nesta sexta será consequência de uma área de baixa pressão que durante o fim de semana deve se afastar para o Oceano Atlântico, onde deve se intensificar e se afastar rapidamente da costa.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, entretanto a nebulosidade deve aumentar no território gaúcho no decorrer do período à medida que se formam áreas de instabilidade, em alguns locais já de manhã.


O tempo se instabiliza e chove em diferentes pontos do Norte e do Noroeste do estado no decorrer do dia, em cidades do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Aparados.

Nas demais regiões, incluindo a Grande Porto Alegre e a área da capital, qualquer instabilidade será isolada nesta sexta-feira, embora o sol apareça com nuvens durante o dia e aumente a nebulosidade.

O amanhecer ainda é frio nesta sexta, mas com mínimas mais altas do que hoje. Marcas abaixo de 10ºC são esperadas na grande maioria dos municípios, inclusive em Porto Alegre. Já a tarde será amena e aquece menos em várias cidades pelo aumento da cobertura de nebulosidade.


O sol aparece com nuvens nesta sexta também em Santa Catarina, mas, assim como no caso do território gaúcho, projeta-se aumento de nebulosidade no decorrer do dia. A chuva alcança várias regiões, de pontos do Oeste ao Leste do estado, mas não chega em todas as cidades catarinenses.

A MetSul sublinha que o prognóstico é bastante difícil para esta sexta. Isso porque os modelos numéricos de previsão divergem bastante sobre a abrangência da chuva, indicando alguns em maior número de pontos e outros em menor número de localidades, mas todos concordam que os volumes, no geral, serão baixos.


Veja os mapas acima para se ter ideia das discrepâncias dos modelos. Enquanto o modelo Icon projeta a chuva concentrada entre o Norte gaúcho e Santa Catarina, o nosso modelo WRF indica a possibilidade de precipitações isoladas em várias regiões gaúchas ao longo da sexta, mesmo na área de Porto Alegre.

No fim de semana, a tendência é de o sol predomina no Sul do Brasil, apesar da presença de nuvens, com madrugadas menos frias e tardes de temperatura agradável para os padrões do começo de julho.