Anúncios

O verão, como nenhuma outra época do ano, proporciona as melhores imagens de nuvens. O calor estimula a formação de nuvens de desenvolvimento vertical que acabam garantindo a alegria dos aficionados em fotografia meteorológica. 

As nuvens isoladas do tipo Cumulonimbus (Cb) e Torre Cumulus, sem mencionar outras formas de nebulosidade cumuliforme (as que parecem algodão no céu) são muito comuns em horas da tarde para a noite. Veja alguns registros feitos por usuários da MetSul Meteorologia. 


Caxias do Sul – Denis Goerl

Torres – Gabriel Zaparolli

Estação – Anderson Flores

Porto Alegre- Rosinara Ferreira

Caxias do Sul – Denis Goerl

Esteio – Júlio Sal

Por que no verão é diferente? Nos meses quentes do ano, o calor e a umidade geram movimentos ascendentes na atmosfera, o que se denomina de convecção, que forma nuvens carregadas durante o dia à medida que a temperatura vai subindo. Por isso, as pancadas de chuva ocorrem na maioria das vezes da tarde para a noite. 


É justamente o efeito do aquecimento proporcionado pela presença do sol em horas da manhã e do começo da tarde que forma as nuvens carregadas. As nuvens quando bem desenvolvidas, então, despejam chuva.

No inverno, este tipo de situação de nuvens de desenvolvimento vertical ocorre quando há circulação de um ciclone extratropical que proporciona nuvens carregadas isoladas também por convecção, mas é algo muito menos recorrente que no verão, época em que movimentos convectivos são predominantes pelo calor frequente. 

Anúncios