Anúncios

O verão, como nenhuma outra época do ano, proporciona as melhores imagens de nuvens. O calor estimula a formação de nuvens de desenvolvimento vertical que acabam garantindo a alegria dos aficionados em fotografia meteorológica. 

As nuvens isoladas do tipo Cumulonimbus (Cb) e Torre Cumulus, sem mencionar outras formas de nebulosidade cumuliforme (as que parecem algodão no céu) são muito comuns em horas da tarde para a noite. Veja alguns registros feitos por usuários da MetSul Meteorologia. 


Caxias do Sul – Denis Goerl

Torres – Gabriel Zaparolli

Estação – Anderson Flores

Porto Alegre- Rosinara Ferreira

Caxias do Sul – Denis Goerl

Esteio – Júlio Sal

Por que no verão é diferente? Nos meses quentes do ano, o calor e a umidade geram movimentos ascendentes na atmosfera, o que se denomina de convecção, que forma nuvens carregadas durante o dia à medida que a temperatura vai subindo. Por isso, as pancadas de chuva ocorrem na maioria das vezes da tarde para a noite. 


É justamente o efeito do aquecimento proporcionado pela presença do sol em horas da manhã e do começo da tarde que forma as nuvens carregadas. As nuvens quando bem desenvolvidas, então, despejam chuva.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No inverno, este tipo de situação de nuvens de desenvolvimento vertical ocorre quando há circulação de um ciclone extratropical que proporciona nuvens carregadas isoladas também por convecção, mas é algo muito menos recorrente que no verão, época em que movimentos convectivos são predominantes pelo calor frequente. 

Anúncios