Anúncios

Nuvens Kelvin–Helmholtz deram um espetáculo no céu sobre o Estreito de Magalhães. As ondas atmosféricas apareceram em Punta Arenas, em Magallanes, no Sul do Chile.


As ondas Kelvin–Helmholtz fascinam os meteorologistas por muito tempo e são uma das formações mais bonitas do céu. As imagens são do meteorologista chileno Gonzalo Bertolotto Quintana. 

O que são as nuvens Kelvin–Helmholtz? 

Inicialmente, as nuvens às vezes imitam o formato de ondas no oceano. O fenômeno raro tem o nome na Meteorologia de nuvens Kelvin-Helmholtz.

As Kelvin–Helmholtz ocorrem quando duas camadas diferentes de ar na atmosfera se movem em velocidades diferentes.

Com efeito, a camada superior de ar se move a uma velocidade mais alta do que a do ar no nível inferior. Assim, as formas onduladas semelhantes a ondas surgem no céu. 

A instabilidade de Kelvin Helmholtz é um fenômeno científico não apenas das nuvens. Com efeito, pode ocorrer onde quer que haja uma diferença de velocidade entre dois fluidos quaisquer.

Por exemplo, além das nuvens, o vento soprando sobre a água no qual o ar em movimento rápido cria ondas que se movem mais lentamente.

Kelvin–Helmholtz, inspiração para Van Gogh? 

O fenômeno das ondas Kelvin–Helmholtz tem este nome em homenagem aos meteorologistas do século 19, Lord Kelvin e Hermann von Helmholtz. Os meteorologistas explicaram a física de nuvens na pesquisa de dinâmica dos vórtices.

A crença é que as ondas na atmosfera inspiraram a pintura “A noite estrelada”, de 1889, do artista holandês Vincent Van Gogh. 

O artista pintou a imagem pós-impressionista quando estava no asilo Saint-Paul-de-Mausole, no Sul da França.

A clássica obra está no Museu de Arte Moderna de Nova York. De acordo com o MoMa, nesta fase avançada de sua vida, o estilo de Van Gogh foi informado por outros artistas que ele conheceu na França.

O “pós-impressionismo”, diz o museu, definiu  um período em que os artistas usavam “cores ousadas e imagens expressivas, muitas vezes simbólicas”.


Portanto, um exemplo são as nuvens que Van Gogh capturou em “Noite estrelada”. A obra é possivelmente a sua tela mais famosa .

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O gênio da pintura Van Gogh morreu em 29 de julho de 1890, quase um ano após a conclusão da obra.

Anúncios