Anúncios

Edimilson Watzlavick

Abril tem um clima já típico de outono ao passo que março, que marca o início da estação, ainda guarda mais características de verão. O mês neste ano, segundo a NOAA, tem início ainda sob La Niña.

O primeiro dia de abril no Rio Grande do Sul terá sol, nuvens e chuva isolada na Metade Leste. O primeiro amanhecer do mês será de temperatura baixa com frio em algumas regiões. Por outro lado, a tarde terá marcas muito agradáveis e tipicamente outonais.


Abril não costuma ter extremos de temperatura

Sabe aquela expressão “clima de meia estação”? Em nenhum mês ela é tão verdadeira no ano quanto em abril. Março ainda tem muitos dias de calor e maio já costuma registrar algumas jornadas gélidas. Com efeito, na primavera, setembro tem extremos de frio e calor enquanto outubro não raro apresenta dias muito quentes e alta incidência de temporais.

Assim, abril é o mês do ano em que o padrão de temperatura é o menos extremado entre todos os meses do ano. Dias de muito frio ou de muito calor são muito menos comuns que em qualquer outro mês do calendário. Portanto, o predomínio é de dias agradáveis e isso determina que muita gente goste desta época do ano.

Porto Alegre, por exemplo, tem em abril médias históricas de temperatura que oferecem um grande conforto térmico. A temperatura mínima média é de 16,3ºC na série 1961-1990, logo nada de muito frio. Por sua vez, a média máxima histórica de abril na Capital é de 25,0ºC, ou seja, nada de calor e bastante agradável.

Abril tem clima menos chuvoso

O Rio Grande do Sul não tem uma estação seca ou chuvosa como ocorre no Brasil Central, Amazônia ou Nordeste. Entre o mês mais chuvoso e o menos chuvoso as médias de precipitação não variam muito.

Com efeito, abril e maio são os meses com as menores médias de precipitação do ano. No caso de Porto Alegre, a média histórica de chuva de abril na série 1961-1990 foi de apenas 86,1 mm. Portanto, abril é um mês com volumes de chuva menores e mais baixo número de dias de chuva. Os dias, a propósito, tendem a ser mais luminosos com a maior presença do sol.

Paradoxalmente, a maior enchente ocorrida em Porto Alegre, no ano de 1941, se deu pelo volume extraordinário de chuva que ocorreu em abril daquele ano. Ocorre que em 1941 atuava um episódio fortíssimo de El Niño, o que não ocorre sempre.

Abril de 2021 na chuva

A maioria esmagadora dos modelos de clima analisados pela MetSul indica que o mês que começa não será muito chuvoso. Ao contrário, quase todos indicam um abril de chuva abaixo a muito abaixo da média. Na segunda quinzena poderia haver algum aumento da precipitação, mas não expressivo. Sob tal cenário, a fase final da colheita tende a ser favorecida.

O mapa acima mostra a projeção de anomalia (desvio da média) da chuva em abril, de acordo com o modelo norte-americano CFS. A sinalização é de um mês com chuva abaixo das normais históricas. Este modelo está disponível ao assinante com atualizações diárias de projeções para até seis meses.

Temperatura mais perto da média do clima em abril neste ano

Há um razoável consenso entre os modelos de clima que este mês não será marcado por grandes extremos. O que os dados mostram é uma tendência de predomínio de dias com temperatura agradável, o que não impede que em alguns faça frio ou calor. O que não aparece são períodos prolongados de muito frio ou calor. Nenhum modelo, por exemplo, indica um evento como o de abril de 1999 de poderosa onda de frio com neve muitíssimo cedo. O modelo europeu sinaliza um abril mais frio do que média ao passo que o americano aponta cenário diferente.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O mapa acima com a tendência para abril do modelo climático principal dos Estados Unidos, igualmente disponível na seção de mapas para até seis meses a frente, aponta que abril no Rio Grande do Sul teria temperatura ao redor da média ou um pouco acima da média. Já na maior parte do Centro-Sul do país a temperatura ficaria acima a muito acima do normal.

Anúncios